Sabatina para o STF

CCJ é livre para marcar sabatina de Mendonça para o STF, diz Pacheco

Presidente do Senado informou que respeita a autonomia das instituições e que "nem seria elegante" interferir em agendamento da sabatina

acessibilidade:
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), rechaçou qualquer interferência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa para marcar a sabatina de André Mendonça, indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Pacheco, cabe agora ao senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da CCJ, decidir sobre o agendamento da sabatina de Mendonça. “Não seria nem elegante interferir. Na democracia, temos que respeitar a autonomia das instituições. A CCJ é uma instituição que tem sua autonomia e regramento. Fica a cargo do presidente da CCJ organizar sua pauta”, registrou o presidente do Senado.

Pacheco também elogiou o posicionamento de governadores em defesa da democracia e informou que pretende organizar uma reunião com chefes dos poderes executivos estaduais na próxima semana, após sugestão do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Pacheco disse acreditar na possibilidade da reunião com os chefes de todos os poderes, sugerida pelos governadores, incluindo o presidente da República, Jair Bolsonaro e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Na avaliação de Pacheco, a “pacificação entre os poderes” da República é um objetivo comum.

“É esse diálogo permanente que temos que ter no Brasil. Buscar os consensos e diminuir as divergências”, concluiu Rodrigo Pacheco.

 

Reportar Erro