Bode nervoso

Primeiras impressões Ram Rampage R/T: a concorrência que se cuide!

Fomos ver de perto a picape brasileira ‘meio-médio’. Com motor poderoso e lista de equipamentos interessante, dará trabalho às adversárias

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Ram Rampage.
Primeiras impressões Ram Rampage R/T, a concorrência que se cuide. Fotos: Ram e Geison Guedes/DP.

São Paulo (SP) – Desde que a antiga FCA, atual Stellantis, passou a olhar com mais carinho para a Ram, a montadora de picapes do grupo ítalo-franco-americano, no Brasil, ela se transformou em uma das marcas que mais crescem no país, principalmente entre os modelos de luxo, e, de um representante, passou a contar quatro e, agora, cinco.

A mais recente novidade da marca é a Rampage, apresentada na última semana em São Paulo com um ousado teste-drive no Autódromo de Interlagos. A caçula da família é a primeira da americana produzida no Brasil, mais precisamente na planta de Goiana, em Pernambuco, onde a Fiat produz a Toro e a Jeep o Renegade, Compass e Commander.

Com um DNA forte, a novidade tem tudo para incomodar – e muito – as concorrentes, que vão das intermediárias (contando a prima Toro), às médias (como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10). Ela alinha um design arrebatador e lista de equipamentos generosa ao poderoso motor 2.0 turbo de 272 “bodes” e a uma cabine para lá de luxuosa.

Fomos até a capital paulista ver de perto a novidade e, em Interlagos, testamos a picape em duas frentes, no off-road e na pista. Nos dois casos, o bode brasileiro manda muito bem. E a topo de linha, a R/T, na qual tivemos um primeiro contato, e seus R$ 269.990, chama a atenção pela alta capacidade, seja esportiva, seja no fora de estrada. 

Estilo esportivo

Ram Rampage.

Não é a primeira vez que a sigla aparece no Brasil.

Não é a primeira vez que a sigla R/T aparece no Brasil, sinônimo de – ainda mais – esportividade na família Chrysler (que hoje é apenas mais uma das marcas sob o guarda-chuva da gigante ítalo-franco-americana), a versão já vestiu os Dodges Charger e Challenger e até o SUV Journey e volta ao país na picape pernambucana.

Na Rampage, além de apontar o lado esportivo, ela serve como configuração topo de linha da caminhonete. Com isso, o visual foca o lado agressivo do bode, com uso de muito “black piano” na carroceria. O tom escuro brilhante é visto na gigante grade frontal, nas capas dos retrovisores, nas rodas, no teto e nos para-choques dianteiros e traseiros. 

Ram Rampage.

São muito detalhes esportivos na carroceria.

Ela ainda conta com faixas pretas no capô com detalhes em vermelho. A cor também é vista na sigla R/T, presente na grade e nas rodas. O nome da versão também está presente na lateral da caçamba, mas em preto e com o fundo “vazio”, que fica no mesmo tom da pintura da carroceria. 

Por dentro, o tom escuro com detalhes em vermelho está bem presente. Colunas e teto são em preto, assim como os bancos, forros das portas, painel, volante e apoio de braço central, todos contam com costura vermelha, a cor é vista também na sigla R/T bordada nos assentos dianteiros, que tem ajuste elétrico para o motorista, para o passageiro é opcional.

Ram Rampage.

O interior é luxuoso como nas irmãs maiores.

Uma das coisas que mais chamam a atenção da cabine da Rampage, fora as gigantes telas, é a qualidade dos materiais empregados. Fugindo totalmente do clássico da categoria, a pernambucana conta com um uso abundante de couro, suede e, mais importante, acabamento macio ao toque, nas portas e no painel, típico de SUVs de luxo.

Olhando os alvos da nova picape, nenhuma concorrente conta com um acabamento tão luxuoso e bem-feito, nem a prima Fiat Toro chega perto. Os materiais utilizados na Rampage só são vistos em caminhonetes grandes, como nas irmãs 1500, 2500 e 3500, além da Ford F-150.

Na força dos bodes

Ram Rampage.

O poderoso Hurricane 4 gera 272 “bodes”.

A Rampage é a picape mais potente produzida no Brasil e, sem contar as grandes, é também a mais forte vendida por aqui. Nem a Volkswagen Amarok com seu V6 chega nos 272 “bodes” do modelo nacional da Ram. 

O poderoso Hurricane 4 2.0 turbo ainda gera excelentes 40,8kgfm de torque. A R/T conta com uma preparação diferenciada, que a deixa ainda mais agressiva, e tem duplo escape (presente nas demais versões equipadas com o mesmo propulsor). 

Ram Rampage.

Câmbio giratório e opção de 4×4 reduzida por meio de um botão.

Alinhada a tração integral (falamos dela mais para frente), ao câmbio automático de nove velocidades e ao modo Sport, que na versão topo de linha foi batizado de “modo R/T” (ativado por um botão no painel), ela é capaz de ir do zero aos 100km/h em apenas 6,9 segundos, algo impensável para uma picape, com máxima de 220km/h.

Todo esse conjunto poderoso se resume a uma tocada impressionante da picape. Os 272 “bodes” trabalham com vigor e deixam as acelerações da caminhonete super divertidas. O alto torque ajuda nas saídas, qualquer toque no acelerador faz a Rampage disparar com vigor pelo asfalto e com o modo R/T ativo, o ronco do motor fica bom de ouvir.

Ram Rampage.

A picape faz curvas como modelos esportivos.

Mas mais assombroso que a aceleração da Rampage é a forma como ela faz curvas. Graças ao sistema de tração integral, a sensação é de estar em um esportivo de verdade. Você só se lembra que está em uma picape por conta da altura em relação ao solo e ao olhar para o retrovisor e ver a caçamba. 

A dirigibilidade excelente da R/T mostra que a ousadia da Ram em apresentar a picape no templo sagrado do automobilismo nacional não foi atoa. Em momento algum ela passou a mínima sensação de perda de controle, ou de sair de traseira, mesmo nas curvas de alta de Interlagos, pelo contrário, o motorista sente a picape na mão a todo o momento.

É uma picape

Ram Rampage.

Na terra ela também faz bonito.

Apesar de toda esportividade e potência, a Rampage é uma picape e, como toda boa caminhonete, o uso no fora de estrada também é importante e a pernambucana não faz feio, pelo contrário. O sistema 4×4 integral funciona muito bem e ainda conta com opção de reduzida, que é ativada por meio de um botão, de forma simples e eficiente.

Em uma trilha para lá de complexa criada pela Ram, passamos por diversos obstáculos. Com a reduzida ativada, mesmo em valetas profundas ou descidas íngremes, a Rampage se comporta como se estivesse em um passeio pelo parque. Os ângulos da picape ajudam e muito a transpor as mais variadas adversidades. 

Ram Rampage.

A tração 4×4 integral atual bem em qualquer terreno.

Na R/T, ela tem 257mm de vão livre do solo, 25º de ângulo de ataque, 24,5º de saída e 23,1º de rampa. Um fator interessante é que, por não ser tão grande como as médias, em momento algum ela arrasta ou passa a sensação que a parte inferior da caçamba baterá no chão, o que deixa a aventura fora de estrada mais divertida e segura. 

Entre todos os sistemas, outro que chama a atenção é o auxiliar de descida, que o motorista pode controlar em qual velocidade ele atuará, ficando a cargo apenas do controle do volante, deixando a picape fazer todo o trabalho pesado de frear durante a descida. 

Lista primorosa

Ram Rampage.

Além de luxuosa, a Rampage é bastante tecnológica.

Assim como os materiais, os equipamentos também chamam a atenção na Rampage, seja os de segurança ou conforto. Os únicos poréns dos itens de série é a ausência do teto solar, que a Ram afirma não ser uma questão para os clientes, e o Pack Elite (ajuste elétrico para o banco do passageiro, luz ambiente e som premium) ser opcional e não de série.

Assim, a Rampage R/T (como as outras versões) vem com sete airbags, controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, farol alto automático, alertas de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas e de saída de faixa com correção e detecção de tráfego traseiro cruzado. 

Ram Rampage.

Os materiais, como o couro suede, são nobres e bem empregados.

Ela ainda conta com monitoramentos da pressão dos pneus e de ponto cego, piloto automático adaptativo com Stop&Go, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, de chuva e crepuscular, câmera de ré, retrovisor eletrocrômico, freio de estacionamento eletrônico com auto hold e auxiliares de partida e de descida em rampa.

Na parte da comodidade, central multimídia de 12,3 polegadas com conexão sem fio e possibilidade de conectar até dois aparelhos, carregador por indução, wi-fi embarcado, seis portas USB, painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado dual zone com saída para a traseira e chave sensorial com partida remota.

A opinião do Diário Motor

Ram Rampage.

Ram Rampage R/T.

Como falamos no “spoiler” do texto de apresentação da Rampage, a concorrência que se cuide! A mais nova picape do mercado nacional chegou mostrando atributos raros de serem vistos no segmento, como a esportividade e o luxo da cabine. No nosso primeiro contato com a picape a impressão é extremamente positiva. 

Nas palavras deste que vos escreve “há tempo não andava em um carro tão divertido”, que naturalmente não seria pensado para este fim, a diversão. Mas é impossível não ficar feliz a bordo da picape, seja no asfalto, seja na terra, ela manda muito bem em qualquer situação. Se como dizem, “a primeira impressão é a que fica”, a da Rampage é excelente. Vale a compra! Nota: 10.

Ficha Técnica

Ram Rampage.

Motor: 2.0 turbo 

Potência máxima: 272cv

Torque máximo: 40,8kgfm 

Direção: elétrica

Suspensão: independente nas quatro rodas

Freios: a disco nas quatro rodas

Capacidade de carga: 750kg 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.771 x 1.886 x 5.028 x 2.994mm 

Preço: R$ 269.990

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Primeiras impressões Ram Rampage R/T, a concorrência que se cuide. Fotos: Ram e Geison Guedes/DP.
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*Viagem a convite da Ram.

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