Exagerada

Ram apresenta a 1500 Limited, a picape mais cara do Brasil

A nova versão supera a irmã maior, a 3500 Longhorn, e chega custando R$ 70 mil a mais que a opção esportiva Rebel

acessibilidade:
Ram 1500 Limited.
Ram apresenta a 1500 Limited, a picape mais cara à venda no Brasil. Fotos: Ram.

Ao falar de qualquer produto da Ram, utilizar o termo “exagerado” não é nada demais. Tudo que envolve a marca do bode é superdimensionado, afinal, a americana é especializada em picapes gigantes. O mais recente lançamento da montadora não foge à regra, mas o exagero da vez nem é no tamanho, mas no preço, hiperinflacionado.

A montadora finalmente revela os detalhes e inicia as vendas da nova versão da 1500, a Limited. A nova configuração da ainda linha de entrada da montadora – a Classic, apesar de aqui não levar o nome, também é uma versão da 1500, mas da geração anterior –, enquanto a picape média não é apresentada, chega por salgadíssimos R$ 529.990. 

O valor é o mesmo da picape que detinha o “título” de mais cara à venda no Brasil, a irmã maior da 1500, a 3500 na versão Longhorn, mas a gigante das gigantes perdeu o posto para a configuração – ainda – mais cara da novidade, a Limited Night Edition e seus absurdos R$ 539.990. 

Mesmo custando mais de meio milhão e chegando por R$ 70 mil a mais que a Rebel (a versão esportiva da 1500) e impressionantes R$ 83 mil mais cara que a 2500 Limited, a Ram afirma que mais de 500 unidades foram comercializadas apenas no primeiro dia de vendas da picape. 

Ram 1500 Limited.

Ela usa o mesmo poderoso motor da irmã Rebel.

Como falamos, tudo que envolve a Ram é superdimensionado e com a 1500 Limited não é diferente. Assim como a Rebel, ela utiliza o poderoso motor V8 5.7 Hemi de 400 cavalos e 56,7kgfm de torque movido à gasolina. A caixa de força está alinhada ao câmbio automático de oito velocidades e tração 4×4 com sistema Auto.

Com o novo modo, a picape se transforma em um veículo com tração integral, já que ele distribui a força nas quatro rodas automaticamente sempre que necessário, inclusive no asfalto. Há ainda os modos clássicos de tração, como o 4×4 High e 4×4 Low com reduzida.

Ram 1500 Limited.

O sistema 4×4 conta com o inédito modo Auto para usar no asfalto.

Outra novidade, esta inédita em todo o segmento de picapes, não só entre os modelos da Ram, é a suspensão a ar Active-Level. Presente nos dois eixos, ela tem controle automático ou por um comando no painel ou pela chave, que permite utilizar os cinco modos que modificam a relação da altura de solo da caminhonete. 

No “Normal”, ela fica na altura padrão para uso corriqueiro, com 211mm de altura do solo. O “Aero” baixa a suspensão em 15mm automaticamente acima de 100km/h. O “Off-road 1” eleva o vão livre para 241mm e o “Off-road 2” para 262mm. Por fim, o “Park”, que facilita o embarque e desembarque no veículo, deixando a picape a 159mm do chão.

Ram 1500 Limited.

A suspensão é a ar com cinco alturas automáticas diferentes.

Além de todos estes recursos, a Active-Level é autonivelante. Sempre que o sistema detecta carga ou um trailer, usa a pressão do ar para realinhar a suspensão para a altura normal. Sem falar que no modo “Off-road 2”, os ângulos de entrada, saída e de transposição de rampa aumentam para 23,5°, 23° e 20,5º, respectivamente.

Como é de se esperar de um veículo de mais de meio milhão de reais, a 1500 Limited é muito bem equipada. Ela vem com wi-fi embarcado, painel de instrumento 100% digital com tela de 12 polegadas, head-up display, espelho retrovisor interno digital, central multimídia também com display de 12 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação embarcada, som premium da Harman Kardon e nove portas USB.

Ram 1500 Limited.

Estribos elétricos automáticos são de série.

Ela ainda vem com chave sensorial, partida remota, volante com regulagem de altura e profundidade e aquecimento, bancos aquecidos e ventilados sendo os dianteiros com ajustes elétricos e os traseiros reclináveis em até 8°, assoalho traseiro plano, teto solar panorâmico, estribos elétricos automáticos, pedais de acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, duas tomadas 115V e saída de ar para a traseira.

Na parte da segurança, câmera 360º, piloto automático adaptativo com stop & go, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, controles de estabilidade, tração e mitigação de rolagem da carroceria, seis airbags, park assist semi autônomo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de permanência na faixa de rodagem, auxiliar de partidas em rampas e faróis adaptativos em LED.

Ram 1500 Limited.

O interior é idêntico nas duas versões.

Como de costume da marca, a caçamba é um caso à parte, ela vem com tampa multifuncional (tem dois modos de abertura), degrau de acesso retrátil exclusivo, divisor de caçamba, iluminação interna em LED, capota marítima e compartimentos Rambox impermeáveis com trava, 107 litros de capacidade, luz interna e tomada de 115V.

A diferença entre cada versão fica pelo acabamento externo. A Limited usa e abusa do cromado. O material brilhante é visto nos para-choques dianteiro e traseiro, gancho de reboque, capa do espelho retrovisor, moldura das janelas, emblemas e ponteira do escapamento. 

Ram 1500 Limited.

Ram 1500 Limited.

Já a Night Edition, como outras picapes na Ram, troca o acabamento cromado pela pintura preta e na cor da carroceria. Nela, faróis e lanternas têm máscara negra e o capô é esportivo. As molduras das janelas, ganchos de reboque, emblemas, rodas e ponteiras do escapamento são em preto, enquanto grade e capa do retrovisor vem em preto brilhante e os para-choques tem a mesma pintura da carroceria. 

Nas duas, o interior é idêntico. O acabamento interno é em preto, com volante, painel de instrumentos, console central e painel de porta com revestimentos em madeira, couro genuíno e apliques em alumínio.

Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram apresenta a 1500 Limited, a picape mais cara à venda no Brasil. Fotos: Ram.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.
Ram 1500 Limited.

Reportar Erro