Mais Lidas

Retorno elétrico

Pequeno eletrizante, Fiat apresenta o 500e, primeiro elétrico da marca

Após hiato de três anos, o carismático supercompacto italiano retorna ao país movido 100% a energia elétrica

acessibilidade:
Fiat 500e
Fiat 500e. Fotos: Fiat.

Um dos modelos mais icônicos da história automotiva mundial retorna ao Brasil. O Fiat 500 está de volta após três anos da saída do mercado local. Em sua terceira geração, o pequeno evolui e deixa de consumir combustível fóssil, ou seja, agora ele é um veículo 100% elétrico. 

Rebatizado de 500e, o famoso Cinquecento utiliza energia elétrica para se locomover e, como todo modelo do tipo, pede muito caro por isso. Em única versão, a Icon, ele está em pré-venda por salgados R$ 239.990, R$ 20 mil a mais que seu principal concorrente, o Renault Zoe.  

Em um primeiro momento, o 500e será comercializado no Brasil em dez concessionárias de nove cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).

O 500 elétrico reinterpreta o visual icônico do modelo clássico com um design limpo e atual. Ele recebeu um logotipo dedicado, que aparece no centro do emblema frontal pela primeira vez no lugar do clássico “Fiat”, que vai estampado na tampa traseira. 

Fiat 500e

Mesmo mantendo o estilo clássico, o pequeno cresceu em todas as direções.

Como de costume, o pequeno é facilmente identificado pelo conjunto óptico com faróis e milhas redondos, agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito “espelho infinito” e luzes de direção no para-choque.

Mantendo o estilo “city car”, o italiano cresceu. São 61mm no comprimento, 22mm no entre-eixos, 57mm na largura e 29mm na altura para, segundo a marca, privilegiar o espaço interno, mantendo estilo compacto e ágil. 

Fiat 500e

O interior aponta o lado futurista do pequeno elétrico.

Se a carroceria, mesmo com as modernizações, mantém o estilo clássico do Cinquecento, o interior evolui e mostra o lado futurista do modelo, com foco nas linhas horizontais. Mesmo completamente renovado, o design remete ao estilo atemporal do modelo, com a inserção do painel, o volante de dois raios e o cluster arredondado fazendo conexão com o veículo original de 1957.

A central multimídia conta com uma tela gigante de 10,25 polegadas no formato wide, bastante horizontal que combina com o painel de instrumentos digital de sete polegadas. Sem a manopla do câmbio, houve um aumento na área de armazenamento do console central, para 5,7 litros.

Fiat 500e

O motor elétrico de 87kW gera 118 cavalos.

Para não comprometer o naturalmente pequeno porta-malas, as baterias de íons de lítio vão no piso plano do veículo. Com isso, a área de carga mantém os 184 litros. Um detalhe interessante é a retirada da maçaneta interna, para abrir as portas, basta apertar um botão. 

O pequeno utiliza um motor elétrico de 87kW, ou seja, 118 cavalos de potência e 22,4kgfm de torque. Ele vai da imobilidade aos 100km/h em nove segundos. Segundo a Fiat, a autonomia é de 320 quilômetros pelo ciclo europeu, mas a marca afirma que testes internos apontaram que o carro pode chegar a 460 quilômetros rodados com apenas uma carga. 

Fiat 500e

Em carregadores rápidos, cinco minutos garante 50 quilômetros de autonomia.

Usando tomada Type 2, a mais comum atualmente, o 500 conta com carregamento em corrente alternada (AC) e contínua (DC) de até 85kW. Com isso, em carregadores rápidos, os wallbox, em cinco minutos ele garante 50 quilômetros. Nos ultra-rápidos, as baterias alcançam 80% em 35 minutos. 

Ele ainda conta com três modos de condução. O “Normal” oferece uma condução tradicional com os freios carregando parcialmente a bateria. O “Range” ativa a função “um pedal”, no qual otimiza a recuperação da energia, com freio sendo utilizado apenas para emergência ou para parar totalmente o veículo, tudo é feito pelo acelerador. 

Fiat 500e

O modelo está em pré-venda em apenas uma versão, a Icon.

O “Sherpa” ajusta diversos parâmetros de condução, como velocidade máxima limitada em 80km/h, resposta do acelerador para reduzir o consumo de energia e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento para diminuir ao máximo o consumo de energia. 

Um item interessante é o Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), um aviso acústico para pedestres e ciclistas em velocidades de até 20km/h. A partir de 25km/h, o som escolhido não é um sinal acústico comum, mas sim Amarcord, de Nino Rota, clássico compositor italiano. 

Fiat 500e

O pequeno elétrico conta com inúmeros itens de segurança.

Na parte da segurança, o grande destaque é o Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS) que atua para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo por meio do piloto automático adaptativo e o lane centering, que mantém o carro no centro da faixa de rodagem, tornando a direção mais segura.

O sistema ainda conta com assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre, detectores de placas de limite de velocidade e de fadiga, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento 360° e assistente de estacionamento automático (Park Assist).

Fiat 500e

Moderno e clássico, os faróis de LED seguem o estilo redondo.

Completa a lista de equipamentos de segurança, seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva, monitoramento de pressão dos pneus, chamada de emergência, assistente de recuperação a roubo e furto e alertas de condução não autorizada.

Na parte da comodidade, além do painel de instrumentos digital, a central multimídia tem conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação com mapa 3D, conectividade com Alexa da Amazon e wi-fi, ele vem também com carregamento sem fio, teto solar elétrico, ar-condicionado digital e chave sensorial para abertura das portas e partida do motor. 

Fiat 500e

Fiat 500e

O 500e vem também com aplicativo dedicado para diversas funções de controle remoto do veículo, como partida, verificação do nível de carga, agendar o funcionamento do ar-condicionado e do carregamento do veículo e configurar o nível de recarga.

Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e
Fiat 500e. Fotos: Fiat.
Fiat 500e
Fiat 500e

Vídeos Relacionados