Manutenção preventiva

Lexus convoca os proprietários do SUV NX350h para recall

O problema foi diagnosticado no software do módulo que gerencia o controle de estabilidade do utilitário

acessibilidade:
Lexus NX350h
Lexus convoca os proprietários do SUV NX350h para recall. Foto: Lexus.

A Lexus convoca os proprietários de 34 unidades do NX350h fabricados entre novembro de 2021 e janeiro de 2022 para recall. Segundo a marca, o problema foi diagnosticado no software do módulo que gerencia o controle de estabilidade do veículo, o Vehicle Stability Control (VSC). 

Ainda de acordo com a japonesa, o sistema pode apresentar programação incorreta e pode ser desabilitado de forma não-intencional. Esta desabilitação ocorre quando o motorista desativa, intencionalmente, o VSC do veículo, e, após isso, desliga e liga a ignição com o pedal de freio pressionado.

Caso isso ocorra, o VSC não retornará para a configuração padrão de estar sempre ligado no próximo ciclo de ignição, e uma luz indicativa de que o VSC está desligado aparecerá no painel. Dessa forma, o carro se locomoverá sem a funcionalidade do controle de estabilidade habilitada, o que pode prejudicar o sistema.

Assim, o VSC pode ficar desabilitado e a luz de advertência acesa no painel de instrumentos. Nesta condição, o motorista não terá auxílio do controle de estabilidade do veículo, implicando na perda do sistema, aumentando o risco de acidente com danos materiais ao veículo e lesões físicas graves.

Dessa forma, é necessário agendar atendimento em qualquer concessionária da marca para a reprogramação gratuita do software do módulo de controle de estabilidade (VSC). O tempo de reparo é de até duas horas, mais informações no site da marca.

Reportar Erro