Manutenção preventiva

Lexus convoca os proprietários de 77 unidades de NX350h para recall

Segundo a montadora, o problema foi diagnosticado no software do módulo que gerencia o controle do sistema de saída de faixa

acessibilidade:
Lexus NX350h.
Lexus convoca os proprietários de 77 unidades de NX350h para recall. Foto: Lexus.

A Lexus convoca os proprietários de 77 unidades do SUV médio NX350h, fabricados de novembro de 2021 a junho de 2022, para recall. Segundo a marca, o problema foi diagnosticado no software do módulo que gerencia o controle do sistema de saída de faixa (LTA), elemento que faz parte integrante do Lexus Safety System (LSS). 

De acordo com a Lexus, o LTA pode apresentar imprecisão e, por isso, em certas condições, o sistema pode atingir o limite máximo do ângulo de direção antes do esperado. 

Caso isto ocorra, o sistema poderá reduzir a capacidade de assistência na centralização do veículo na via, e alertas visuais e sonoros surgirão no painel, indicando a necessidade de intervenção do motorista. Em casos extremos, o LTA poderá deixar o veículo descentralizado na faixa de rodagem. 

Ocorrendo o defeito, o sistema de saída de faixa pode não operar no limite correto de permanência na faixa. Nesta condição, o motorista não terá o auxílio do sistema de centralização do veículo, aumentando o risco de ocasionar acidentes e, consequentemente, acarretar danos materiais e físicos graves aos ocupantes ou a terceiros.

Dessa forma, a montadora solicita que os proprietários agendem atendimento em qualquer concessionária da marca para realizar o reparo gratuito e definitivo a partir de 26 de setembro. O conserto consistirá na reprogramação do software LTA da câmera de reconhecimento frontal com tempo estimado de duas horas. Mais informações no site da Lexus.