Retorno clássico

Honda anuncia uma nova versão para a XRE 300, a Sahara

O clássico nome retorna para substituir a trail de entrada da japonesa no Brasil, a motocicleta chega ainda neste ano

acessibilidade:
Honda XRE 300 Sahara.
Honda anuncia uma nova versão para a XRE 300, a Sahara (fotos: Honda).

Após muitas especulações, a Honda finalmente confirma uma nova Sahara no Brasil. Após um hiato de 24 anos, a motocicleta que fez sucesso na década de 1990 entre os aventureiros de entrada, retornará ao país baseada na XRE 300. 

Em um anúncio realizado durante a convenção dos concessionários da marca, a japonesa confirmou a XRE 300 Sahara no Brasil. A marca afirma que a apresentação oficial da trail ocorrerá ainda neste mês.

Segundo a Honda, a Sahara 300 será um modelo completamente novo para, mais uma vez, o segmento trail, mesclando um nome de grande sucesso do passado a relevantes inovações técnicas e de design. Como precursora da NX 350 Sahara, a Sahara 300 é uma motocicleta cujo conceito prevê a utilização multiuso. 

Outro fator semelhante com a ancestral é que, pela imagem divulgada pela Honda, claramente a novidade será baseada na Africa Twin, a trail grande da montadora. Outro fator perceptível é o motor, muito semelhante com o da nova Twister, que pulou de 250 para 300 cilindradas. 

Confirmando este propulsor, a Sahara 300 contará com uma caixa de força flex de 293,5cc, monocilíndrica, arrefecido a ar, com tecnologia OHC e que gera 24,5 cavalos a 7.500rpm e 2,61kgfm de torque a 5.500rpm, com partida elétrica e transmissão de seis velocidades.

Honda XRE 300 Sahara.

A XRE 300 Sahara e sua ancestral, a NX 350 Sahara.

A Sahara 300 é uma herdeira genuína de modelos que, desde o início dos anos 1980, ocuparam um lugar muito importante no line-up da marca no Brasil, como a XL 250R, XLX 350R, a própria NX 350 Sahara e, mais recentemente, a XRE 300, modelo que há mais de uma década é líder das vendas de seu segmento.

A nova XRE 300 Sahara foi anunciada aos concessionários Honda presentes na convenção anual dos concessionários, realizada no fim de outubro. Maiores detalhes referentes a versões, cores e preços sugeridos serão divulgados junto ao lançamento, programado para novembro, mas ainda sem uma data específica.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.