Honda celebra 25 anos de um dos seus modelos mais icônicos, a Biz
Lançada no Brasil em 1998, a motinho revolucionou o mercado nacional e conta com mais de seis milhões de unidades produzidas
Em 1998, a Honda apresentou no mercado brasileiro um novo modelo de motocicleta, a Biz, que praticamente criou um novo segmento de motos no Brasil, o CUB (Category Upper Basic, em inglês, ou categoria básica superior, na tradução). Com 25 anos de estrada, são mais de seis milhões de unidades da pequena scooter produzidas em solo nacional.
Celebrando “bodas de prata”, a linha Biz representa o segundo modelo mais emplacado pela Honda, com mais de 100 mil unidades apenas neste ano, atrás somente da linha CG, veículo mais vendido de todos os tempos no Brasil.
Segundo a Honda, a Biz é uma moto que aproximou gerações de brasileiros do mundo das duas rodas por vantagens como economia, praticidade, design e facilidade de pilotagem. Além dos aspectos técnicos, o modelo também permitiu que milhares de pessoas pudessem transformar e melhorar suas vidas por meio de uma mobilidade acessível.
“Comemorar os 25 anos da Biz é um grande orgulho, pois é um modelo desenvolvido totalmente no Brasil, por brasileiros e para brasileiros. O modelo superou as expectativas quando lançamos, inclusive com uma campanha publicitária que marcou época. Hoje, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB, elas conhecem a Biz e isso é resultado de um forte trabalho ao longo dos anos e da admiração aos clientes”, aponta Marcelo Langrafe, diretor comercial da Honda Motos.
A história da Biz começou em 1958, no Japão, com o lançamento da Honda Super Cub, que inaugurou a categoria e se tornou um sucesso de vendas no mundo todo, conquistando os mercados asiáticos, europeu e norte americano nas décadas de 1960 e 1970.
Na América, novos perfis de público, como as mulheres e os jovens se encantaram com a motocicleta depois da icônica campanha publicitária “You Meet the Nicest People on a Honda” (você conhece as melhores pessoas em uma Honda, em tradução livre).
A Super Cub ganhou uma fama popular de indestrutível, graças à sua durabilidade e resistência do motor quatro tempos, que garantia alto desempenho e economia, além de contrastar com os propulsores dois tempos, principal caixa de força à época. O modelo tinha um design único e sistema de embreagem automática centrífuga.
Os modelos CUB chegaram ao Brasil no início dos anos 90, com a C-100 Dream, inicialmente importada. A motocicleta já estava no mercado internacional há algumas décadas e demandava adaptações às necessidades, expectativas e características de uso dos brasileiros.
Por isso, a Honda decidiu desenvolver um modelo inovador, liderado pelo time local de Pesquisa e Desenvolvimento, que estabeleceu as diretrizes e conceitos do que viria a ser a representante nacional do segmento CUB.
Após anos de pesquisas e estudos, em 1998 a Honda lançou a C-100 Biz, única motocicleta da categoria a oferecer espaço sob o assento para guardar capacete ou outros objetos, sem perder a agilidade e baixo consumo de combustível. O modelo foi considerado revolucionário e, da C-100 Dream, sua antecessora, herdou o motor e o câmbio, mas chegou com design diferenciado, com linhas e cores modernas.
Outra grande inovação do modelo foi a combinação de roda 17 polegadas, com pneu fino na frente, e aro 14, com pneu mais largo e alto atrás, o que permite uma boa transposição de obstáculos pela roda dianteira e a resistência a impactos com a traseira, contribuindo para estabilidade e segurança nos diferentes tipos de terrenos das ruas e rodovias brasileiras.
Em 2005, ela recebeu sua primeira grande atualização e ganhou uma motorização mais potente (124,9cm3), passando a se chamar Biz 125. Quatro anos depois, foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber a moderna injeção eletrônica, tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível. Em 2011, ganhou uma versão Flex e aumentou a capacidade do tanque.
Em 2012, a Honda apresentou uma nova versão da motocicleta, a Biz 100, que se consagrou como uma opção de entrada mais acessível, com visual inspirado na “irmã” maior, de 125cm3. Esse mesmo modelo foi atualizado em 2016 e passou a ter um novo motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i.
A mais recente renovação do modelo foi em 2018, quando tanto a Biz 110i como a Biz 125, compartilharam mudanças no design, freios CBS, painel eletrônico, ampliação do espaço sob o assento e ganhou uma tomada 12V.