Boas ações

Fundação VW e Senai oferece cursos nas ‘Carretas do Conhecimento’

As Carretas são escolas móveis que contam com infraestrutura completa, espaços para aulas teóricas e oficinas

acessibilidade:
Carretas do Conhecimento da Fundação VW.
Fundação VW e Senai disponibiliza cursos nas ‘Carretas do Conhecimento’. Foto: VWCO.

A Fundação Grupo Volkswagen, em parceria com o Senai Firjan Resende, lança as turmas do projeto “Carretas do Conhecimento” no Rio de Janeiro. O projeto, que iniciou no ano passado, oferece cursos de qualificação profissional gratuitos na cidade de Resende e região, voltados à comunidade. 

Nesta edição, além das aulas serem 100% presenciais, as “Carretas” estarão em locais de fácil acesso às comunidades de Resende, Itatiaia e Penedo. São vários cursos disponíveis até o final do mês de setembro. A carga horária varia de 38 a 80 horas, com turmas de manhã ou à tarde, a depender da formação. 

Para 2022, estão sendo oferecidos seis cursos, nas áreas automotiva e de alimentos. São eles: Introdução ao Sistema de Injeção Eletrônica de Motores Ciclo Otto, Eletroeletrônica Automotiva, Introdução ao Polimento de Automóveis, Fabricação de Bolos e Doces, Fabricação de Salgadinhos e Fabricação de Pães.

As inscrições para o curso de “Introdução ao Sistema de Injeção Eletrônica de Motores Ciclo Otto” acontecem entre os dias 30/05 e 02/06 no CIEP Itatiaia. Mais informações sobre essa e outras turmas, matrículas e inscrições, pelo telefone (24) 3354-9990 do Firjan SENAI Resende.

Segundo a Fundação, a seleção priorizará candidatos em situação de vulnerabilidade social e econômica. Os pré-requisitos para matrícula são ter no mínimo 16 anos de idade, ter completado o 9º ano do ensino fundamental e, claro, ter disponibilidade para participar das aulas, nos horários e endereços estabelecidos.

As Carretas são escolas móveis que contam com infraestrutura completa, espaços para aulas teóricas e oficinas destinadas a atividades práticas, para a realização de cursos voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo. 

O objetivo é promover a inclusão social de forma qualificada, buscando desenvolver habilidades sociais e competências profissionais, por meio da formação profissional e da abordagem de temas transversais relacionados à formação cidadã e desenvolvimento e aprimoramento das competências socioemocionais. 

Além de Resende e região (RJ), o projeto também acontece no estado de São Paulo, realizado pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o Senai-SP, e no Paraná, em conjunto com a Volkswagen do Brasil, governo do estado e Senai-PR.

Reportar Erro