Volta ao país

Audi retomará a produção de veículos no Brasil em 2022

A planta de São José dos Pinhais (PR) voltará a produzir o SUV compacto Q3 na carroceria normal e na inédita Sportback

acessibilidade:
Audi Q3 Sportback
Audi retomará a produção de veículos no Brasil em 2022. Foto: Audi

A Audi voltará a produzir no Brasil. A empresa confirma a retomada das atividades na fábrica de São José dos Pinhais, na grande Curitiba, no Paraná, a partir de meados de 2022. O modelo escolhido foi o Q3, o SUV volta a ser feito no país na carroceria clássica e na inédita Sportback, ambas com motor 2.0 e tração quattro.

A produção do Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro.

“O anúncio da retomada da produção da Audi em sua fábrica em São José dos Pinhais vem coroar o bom momento para o Paraná, que se recupera com rapidez dos impactos da pandemia com o crescimento da economia e da geração de empregos. Nos orgulhamos de ser a casa da Audi na América do Sul, o que nos trouxe muitas conquistas nas últimas décadas”, aponta Ratinho Junior, governador do Paraná.

Esta é a terceira vez que a Audi inicia uma produção de veículos no Brasil. Em 1999, a alemã inaugurou a unidade de São José dos Pinhais com fabricação do A3 até 2006. Nove anos depois, ela retomou as atividades na fábrica novamente com o A3, mas dessa vez o Sedan e logo após o próprio Q3, que volta a ser feito por aqui no ano que vem. 

“Estamos muito felizes em anunciar a retomada da produção na fábrica de São José dos Pinhais, a única da marca na América do Sul. Mesmo em um momento desafiador, a empresa sempre trabalhou para viabilizar a fabricação nacional por acreditar no potencial do país e na credibilidade que a marca ganha na visão dos nossos clientes”, afirma Johannes Roscheck, presidente da Audi do Brasil.

Além da confirmação da produção local, a Audi do Brasil, em conjunto com suas concessionárias, aproveitaram a ocasião para fazer um segundo anúncio, relacionado à estratégia de eletrificação da marca no país. A empresa das quatro argolas e sua rede de distribuidores se uniram para ampliar a infraestrutura de recarga ultrarrápida brasileira.

A partir de 2022, serão investidos mais de R$ 20 milhões para instalar estações de recarga DC de 150kW em quase todas as concessionárias da marca no Brasil. Nestes carregadores, o 100% elétrico Audi e-tron, por exemplo, recarrega a bateria de 0% a 80% em menos de 25 minutos.

Reportar Erro