Audi inicia pré-venda da nova geração do A3 nas versões Sedan e Sportback
Até então fabricado no Brasil, o sedã, assim como o hatch, chegará importado da Alemanha
A Audi inicia a pré-venda das novas gerações do A3 Sedan e do A3 Sportback. Até então fabricado no Brasil, o sedã, assim como o hatch, chegará importado da Alemanha, com desembarque por aqui previsto para setembro já como linha 2022. Ambos os modelos chegam em única versão, a Performance Black, por R$ 264.990, no preço de pré-venda.
As novas gerações, segunda do Sedan e quarta do Sportback, contam com um design ainda mais esportivo. A grade frontal e as entradas de ar acentuam o caráter dinâmico e a carroceria está mais musculosa. Novos elementos dão maior ênfase aos arcos das rodas, focando ainda mais na esportividade. Faróis e lanternas são full LED e contam com indicador dinâmico de setas na traseira.
Com 4.340mm de comprimento e 1.820mm de largura, o Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com o antecessor. A altura de 1.430mm e a distância entre eixos de 2.640mm permaneceram inalteradas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros, o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas.
Já o Sedan cresceu em todas as dimensões. Os 4.500mm significam que ele está 40mm mais comprido — a distância entre eixos permanece inalterada. A largura aumentou 20mm, para 1.820mm, e a altura subiu 10mm, para 1.430mm. Segundo a marca, isso resultou em um aumento de 20mm na altura da cabeça. O porta-malas manteve os 425 litros.
O design esportivo continua no interior com alguns elementos inspirados no Lamborghini Urus (as duas marcas fazem parte do mesmo grupo, o Volkswagen), como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha, com acionamento eletrônico, no conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.
Como outros modelos da marca, o interior do A3 tem como destaque as telas, de 10,1 polegadas da central multimídia e de 12,2 polegadas do painel de instrumentos 100% digital, com três opções diferentes de visualização, incluindo gráficos com visual esportivo.
Um detalhe estranho dos novos A3 é a perda de potência. Disponíveis apenas na versão topo de linha, a Performance Black, os compactos utilizam o motor 2.0 turbo, mas de apenas 190 cavalos e 32,6kgfm de torque. Até então, eles utilizavam a mesma caixa, mas que rendiam bons 220 cavalos e 35,7kgfm de torque. A transmissão continua a automatizada de dupla embreagem de sete velocidades.
Na lista de equipamentos, além das telas já mencionadas, eles vêm com teto solar elétrico panorâmico, abertura das portas e partida com chave sensorial, borboletas no volante, kit exterior S line, seis airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas e carregamento de celular por indução. O Sedan conta com porta-malas com abertura automática por sensor.