Adeus definitivo

Após 11 anos, Toyota decide encerrar a produção do Etios

A marca afirma que o fim da fabricação não afetará os empregos ou operação da unidade, que terá outro modelo produzido em breve

acessibilidade:
Linha de produção do Toyota Etios.
Após 11 anos, Toyota decide encerrar a produção do Etios. Foto: Toyota.

Após 11 anos, a Toyota decide encerrar definitivamente a produção do Etios. O compacto, lançado em 2012, não é vendido no Brasil desde 2021, mas a fabricação foi mantida na planta de Sorocaba, no interior de São Paulo, para exportação para mercados da América Latina.

Segundo a japonesa, a partir de 31 de agosto tanto a versão hatch, quanto a sedã, terão a produção interrompida. Com isso, além de parar de vender o Etios nos outros mercados da América Latina, ele deixará de ser ofertado no portfólio da Kinto no Brasil. 

A Toyota afirma que a decisão foi tomada em função da preparação da montadora para a introdução de um novo modelo compacto híbrido flex, que será comercializado no mercado nacional e regional, o que fará que seja necessário um ajuste na linha de produção da fábrica de Sorocaba.

Com isso, a marca acrescenta que o encerramento da produção do Etios não afetará os empregos ou operação da unidade da Toyota na cidade. Ela diz ter flexibilidade para ajustar a capacidade de produção de acordo com a demanda interna e externa e com as movimentações de mercado.

Além disso, a japonesa aponta que o fim do ciclo de vida do Etios responde ao fortalecimento e crescimento da estratégia regional de produtos oferecidos pela Toyota do Brasil. O modelo desempenhou um papel fundamental no portfólio da montadora, promovendo os atributos de qualidade, durabilidade e confiabilidade dos automóveis produzidos no Brasil. Em 11 anos, mais de 680 mil unidades foram produzidas por aqui.  

O modelo também foi marco fundamental na estratégia de expansão regional da Toyota para consolidar a companhia como uma das maiores exportadoras do Brasil. Desde 2013, mais de 240 mil veículos foram exportados para os países vizinhos.

Atualmente, a fábrica da Toyota em Sorocaba é responsável por produzir também o Yaris e o Corolla Cross e receberá, no próximo ano, a produção de um novo modelo compacto híbrido flex (que ainda não foi divulgado qual será), que atenderá ao mercado brasileiro e latino americano.

Reportar Erro