Planta de Porto Feliz da Toyota celebra um milhão de motores produzidos
A fábrica paulista está em operação desde 2016 e, atualmente, produz propulsores para Yaris, família Corolla e Etios para exportação
A Toyota celebra o marco de um milhão de motores produzidos na planta de Porto Feliz, interior de São Paulo. Em operação desde 2016, a fábrica chega a importante marca com sete anos de funcionamento.
Atualmente, Porto Feliz conta com 655 colaboradores, trabalhando em três turnos nas operações de usinagem e fundição e em dois turnos na montagem dos motores.
“Celebrar a produção de um milhão de motores em Porto Feliz é um orgulho para nós. Este marco é resultado da dedicação de nossos colaboradores, e nos incentiva a continuar investindo em tecnologia de ponta e em práticas de sustentabilidade em nossa produção”, aponta Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Desde o início das operações, a fábrica produziu 716 mil propulsores flex e a gasolina, Dual VVTi 1.5, que equipam os modelos Yaris e Etios. Em 2019, a produção se expandiu para incluir os motores para o Corolla e, posteriormente, para o Corolla Cross em 2021, totalizando 280 mil propulsores produzidos desde então.
“Esta é uma marca impressionante para nós. Além de equipar os carros produzidos por aqui e que comercializamos regionalmente, também exportamos motores ‘made in Brazil’ para a América do Norte. Abrimos caminho para o futuro, mantendo a qualidade e segurança, e buscando mais competitividade nas nossas operações. Em breve, a planta produzirá o motor híbrido flex do nosso novo modelo compacto”, afirma Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina.
A fábrica de motores da Toyota deu um passo importante no último ano, ao iniciar a exportação de motores para a América do Norte, com 17 mil unidades exportadas até o momento.
“A exportação de motores a partir de Porto Feliz desempenha um papel estratégico não só para a Toyota, mas também para a economia brasileira como um todo. Mais que isso, nossas exportações reforçam o reconhecimento da qualidade e da tecnologia dos produtos brasileiros no cenário global, além de gerar mais empregos diretos e indiretos e fomentar o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva nacional”, explica Rafael Chang.
A unidade de Porto Feliz é a planta mais recente das 16 fábricas de motores da Toyota ao redor do mundo e a única a produzir propulsores na América Latina. A planta se destaca por sua estrutura única de fundição, usinagem e montagem das caixas de força no mesmo prédio, tornando o processo de produção mais enxuto.
Segundo a Toyota, como parte da estratégia da companhia para a ampliação de mercados e busca por mais competitividade nas operações, a planta de Porto Feliz será responsável pela produção de motores para veículos híbridos flex da marca. Além disso, no segundo semestre, ela passará a produzir componentes da Hilux feita na Argentina. E há também o planejamento de fabricar partes do chassi dos Corolla sedã e Cross.