Tricampeã

Toyota é a marca mais vendida do mundo pela terceira vez consecutiva

Levantamento da Jato Dynamics aponta que a japonesa comercializou mais de 10 milhões de veículos a nível global em 2022

acessibilidade:
Concessionária Toyota EUA.
Toyota é a marca mais vendida do mundo pela terceira vez seguida. Foto: Toyota.

Mais uma vez, a Toyota fecha um ano como líder global entre as montadoras de veículos, de acordo com levantamento feito pela Jato Dynamics, empresa inglesa de consultoria automotiva. Com um crescimento de 0,3% em 2022, a japonesa fechou o ano com 13% do total do mercado, ou seja, a cada 100 carros vendidos no mundo, 13 são da Toyota.

Segundo o estudo da Jato, o aumento da participação da japonesa se deve aos fortes resultados na China, agora o maior mercado da marca, à frente de Estados Unidos e Japão. Além disso, ela assumiu também o primeiro lugar entre os SUVs, que até então tinha o Grupo Volkswagen (Volks, Audi, Porsche) como principal expoente.

Assim como em 2021, o Grupo Volks garantiu o segundo lugar atrás da Toyota no ranking das montadoras, porém teve uma queda de volume de 10%, perdendo 0,7% de share. Na China, o segundo maior mercado da fabricante, as vendas caíram 6% como resultado do aumento da concorrência local, mas manteve-se como líder lá e na Europa.

A Hyundai/Kia ficou em terceiro lugar como resultado de sua forte posição de mercado na Coréia, Índia, América do Norte e Europa. Ao contrário de seus rivais na Europa e nos EUA, a sul-coreana tem uma distribuição de vendas relativamente ampla, com 71% das vendas globais abrangendo quatro regiões.

Em quarto lugar, a novata Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën) registrou um volume total de 5,8 milhões de unidades, uma queda de 10%. Na Europa, suas vendas caíram 14% com problemas na cadeia de suprimentos afetando a disponibilidade de veículos. Apesar disso, a italo-franco-americana foi líder na América Latina, com destaque para o Brasil, maior mercado da região.

Fechando o Top5 de montadoras mundiais, está a General Motors, com 4,6 milhões de unidades comercializadas no mundo, com a Chevrolet respondendo por 62% do total. No entanto, os números da joint-venture com a SAIC-Wuling não são contabilizados para a GM.

Com um crescimento de 184%, a BYD foi a montadora que mais ganhou participação de mercado em 2022, subindo 1.5 pontos no último ano, graças à forte oferta em todos os segmentos convencionais e com uma linha competitiva de EVs pelo mundo. A chinesa seguiu a Tesla como a segunda fabricante de elétricos mais vendida do mundo.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.