Mundo da fantasia

Lula ignora assassinatos na Bahia e diz que Jerônimo ‘colhe’ resultados do PT

Ele afirmou que Jerônimo "não enfrentou dificuldades" após saída d Bolsonaro

acessibilidade:
Presidente Lula e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Foto:Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (18) que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), está “só colhendo” os resultados das antigas gestões petistas de Jaques Wagner (2007-2014) e Rui Costa (2015-2022). 

Lula declarou que Jerônimo não enfrentou dificuldades por pegar gestão depois do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Diferentemente de Jerônimo, que pegou uma roça plantada, com semente preparada, com adubo colocado na terra, e está no 1º ano só colhendo o que foi plantado ao longo dos outros anos, eu peguei um país devastado por uma praga de gafanhotos, que destruiu quase tudo que a gente tinha feito em 13 anos de governo”

O comentário do presidente sobre as gestões petistas na Bahia se dá após o Estado registrar ondas de violência com facções criminosas e ser a região que mais mata brasileiros. Em setembro de 2023, Jerônimo disse que os governos estadual e federal estão alinhados para combater os crimes, no entanto, já durante o mês de novembro, foram registrados 31 óbitos, resultando na média de uma morte diária e na primeira semana de dezembro foram registradas mais três mortes. 

Nesta quinta-feira (18), durante a cerimônia de criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, o presidente não citou indícios de violência e só falou da sorte de Jerônimo. Também estavam presentes na cerimônia: Rui Costa (ministro da Casa Civil), Jacques Wagner (líder do governo no Senado), Luciana Santos (ministra da Ciência e Tecnologia), Silvio Costa Filho (ministro de Portos e Aeroportos).

“Jerônimo, você herdou esse Estado administrado por 16 anos pelas pessoas do PT, por pessoas da qualidade do Wagner e do Rui. E você está muito espertinho. Vi que já melhorou demais do 1º discurso que vi você fazer para o de hoje. Você avançou muito. Então, meu caro, você tem que fazer mais que os dois”. O estado baiano é a 1º parada de Lula em seu tour de viagens nacionais com foco nas eleições municipais. Os próximos destinos serão Pernambuco e Ceará. “Será uma rotina minha daqui para frente”, afirmou.

Reportar Erro