Mais do mesmo

Sérgio Cabral volta para Bangu após indícios de regalias na prisão

Ele está condenado na Operação Lava Jato a 407 anos de prisão

acessibilidade:
Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro. Foto: Agência Brasil

Uma fiscalização da Vara de Execuções Penais encontrou indícios de regalias na Unidade Prisional da PM, em Niterói (RJ) onde está preso desde o ano passado o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, segundo revelou reportagem do Fantástico na noite deste domingo, 1.

Condenado na Operação Lava Jato a 407 anos de prisão, Cabral deverá ser transferido de volta para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste, nesta segunda-feira, 2.

Foram encontrados no presídio celulares, anabolizantes, cigarros eletrônicos e listas de encomendas a restaurantes.

Assim que a equipe de fiscalização passou pela área externa do presídio, encontrou Cabral e o tenente-coronel Claudio Luiz de Oliveira, condenado a 36 anos de prisão pela morte da juíza Patricia Acioli, assassinada em 2011.

“Nesse momento que os fiscais entraram na galeria, eu vi que havia uma porta ao lado e, antes de eu entrar, eu vi esse policial que é preso recebendo uma sacola verde. Quando ele me viu, ele ficou sem ação e jogou a sacola por cima da cerca. Mas acho que ele se assustou e não jogou com tanta força. Ela caiu dentro da unidade. E ao lado dessa área onde se encontrava esse policial, nós vimos, nas filmagens, que só se encontravam o senhor Sergio Cabral e o coronel Claudio. Então há um indício de que esse material fosse deles”, afirma o juiz Marcelo Rubioli, que determinou a realização da transferência de Cabral nesta segunda para uma unidade de segurança máxima.

Segundo a reportagem, dentro da sacola, além dos dois celulares, estavam mais de R$ 4 mil em dinheiro e vários cigarros de maconha. Em uma das mesas, na área onde Cabral e o coronel estavam, os agentes encontraram um caderno com registros de pagamentos em dinheiro, crédito, débito e até para um aplicativo de comida. Um dos recibos era relativo a um verdadeiro banquete árabe, pedido na semana passada: esfihas, kafta, lentilha – um pedido com o valor total de R$ 1.508.

Foram encontradas outros itens irregulares nas celas de vários detentos foram. Na de Cabral, além do material apreendido, a fiscalização encontrou outros itens suspeitos, como toalhas bordadas com o nome do ex-governador.

A Vara de Execuções penais, o MP e a corregedoria da PM, também participaram de uma fiscalização na ala dos oficiais, onde estão oito presos. Lá, encontraram sete celulares e cigarro eletrônico.

A defesa de Sérgio Cabral negou, em nota, qualquer irregularidade na cela do ex-governador. Em relação ao tenente-coronel Claudio Luiz de Oliveira, a defesa afirma que nenhum dos materiais informados pela reportagem estavam na cela dele.

Reportar Erro