Paraná Pesquisa

Campinas terá briga acirrada entre Saadi e Zimbaldi, em 2024, mostra pesquisa

Levantamento foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas

acessibilidade:
Os candidatos Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (Cidadania), de Campinas (SP). Foto: Reprodução / TSE

Os bolsonaristas Dario Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (Cidadania), ex-PL, estão em uma disputa acirrada na corrida pela Prefeitura de Campinas, maior cidade do interior de São Paulo, segundo levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisa, divulgado nesta quarta-feira, 17. Como informa a coluna do jornalista Cláudio Humberto desta quinta-feira, 18, os dois candidatos vão fazer um “epeteco da disputa eleitoral de 2020 no ano que vem”.

Atual prefeito de Campinas, Dário Saadi aparece na pesquisa com 23,6% e 26,3% da preferência do eleitorado campineiro, enquanto o deputado Rafa Zimbaldi tem entre 20,6% e 22,8%. Eles são seguidos pela Delegada Terezinha (Patriota), que oscila entre 11,1% e 12,5%.

A Paraná Pesquisas ouviu 720 eleitores entre os dias 11 a 14 de maio de 2023. A margem de erro é de 3,7 pontos para mais ou para menos.

Em 2020, os moradores de Campinas assistiram a uma campanha marcada por um clima de guerra entre Saadi e Zimbaldi. Os últimos debates foram uma espécie de ringue, com trocas pesadas de acusações. No final do primeiro turno, ambos foram alvos de impugnação pelo Ministério Público, feitos a partir de denúncias originadas de pessoas ligadas às campanhas.

A batalha prosseguiu com peças publicitárias agressivas nos comerciais de TV e a criação de sites com denúncias, cada um contra seu adversário, e até acusação de machismo. Os dois dizem que só reagiram a ataques.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.