Eleições 2022

Eleição para governador será decidida no 2º turno em 12 estados

A segunda rodada de votação está marcada para o último domingo de outubro (30)

acessibilidade:
Prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Foto: Marcelo Camargo/ABr).

A eleição para governador será decidida em segundo turno em 12 estados. Chama a atenção a eleição em Pernambuco, em que duas mulheres passaram para o segundo turno: Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB).

A segunda rodada de votação está marcada para o último domingo de outubro (30).

Haverá segundo turno em Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas e Sergipe.

Veja abaixo a tabela com todos os estados em que a eleição não foi decidida no primeiro turno e os candidatos que ainda estão na disputa.

Foto: Agência Senado

Governadores eleitos

Os eleitores de 14 estados e do Distrito Federal resolveram a eleição para governador já no primeiro turno. De acordo com a Constituição de 1988, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um voto para ser eleito sem a necessidade de uma segunda rodada.

Do ponto de vista proporcional, as votações mais expressivas deste primeiro turno foram a do Pará (Helder Barbalho – MDB), a do Mato Grosso (Mauro Mendes – União) e a do Paraná (Ratinho Júnior – PSD), em que os eleitos conseguiram em torno de 70% dos votos válidos. (Com informações da Agência Senado)