Derrota para Lula

Governo perde outra: Câmara derruba decreto anti-Marco do Saneamento

Novo Marco do Saneamento foi aprovado pelo Congresso Nacional no governo Bolsonaro. É a segunda grande derrota de Lula na Câmara em dois dias

acessibilidade:
Presidente Lula (PT). Foto: Joédson Alves/ABr
Lula e Flávio Dino estão na lista de pedido de indiciamento da oposição (Foto: Joédson Alves/ABr)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (3) o projeto de decreto legislativo que cancela o decreto presidencial que tratava do saneamento básico no Brasil.

É mais uma derrota para o governo Lula (PT) esta semana, após o fracasso do Projeto da Censura (projeto de lei 2630/20), que lulistas não conseguiram aprovar na última terça (2).

Críticos apontam que o decreto cancelado pela Câmara colocava em risco a execução do marco legal aprovado pelo Congresso durante o governo Bolsonaro, que tinha como objetivo a universalização dos serviços de saneamento no Brasil até 2033 (tratamento e coleta de esgoto, e acesso à água potável).

Uma das previsões do decreto de Lula era a dispensa de licitação para empresas estatais de saneamento nos Estados, o que provocaria um desequilíbrio na competição no mercado.

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.