Boas ações

Volvo lança campanha educativa de trânsito ‘Pare, Olhe, Acene’

Com ênfase na prevenção a acidentes, o treinamento alerta para a importância de três atitudes básicas no trânsito

acessibilidade:
Campanha educativa de trânsito ‘Pare, Olhe, Acene’ da Volvo.
Volvo lança a campanha educativa de trânsito ‘Pare, Olhe, Acene’ (foto: Volvo).

A Volvo, por meio do programa de segurança no trânsito (PVST), lança o treinamento remoto da campanha educativa “Pare, Olhe, Acene”, destinada a educadores do ensino fundamental e instrutores de empresas de transporte. O foco é preparar os profissionais para replicar os conteúdos de visibilidade no trânsito para crianças de 6 a 10 anos.

Com ênfase na prevenção a acidentes, o treinamento alerta para a importância de três atitudes básicas no trânsito: “parar, olhar, acenar”. São hábitos simples para evitar acidentes com qualquer tipo de veículo, principalmente em relação a pontos cegos em caminhões e ônibus. As inscrições vão até 11 de outubro, mais informações no site do PVST. 

Elaborado por especialistas, o material inclui vídeo de orientação e história animada para servir de apoio à multiplicação dos conceitos. Criada em 2015 a nível mundial, a campanha da sueca já impactou milhares de crianças em mais de 30 países e, agora, é novamente realizada no Brasil. 

“Para a Volvo, segurança é um valor fundamental e faz parte da estratégia de sustentabilidade da marca. Temos o ideal de futuro com ‘Zero Acidentes’ fatais envolvendo nossos veículos”, aponta Ricardo Nanami, diretor de pessoas & cultura e meio ambiente da Volvo.

Nesta edição, são 250 vagas destinadas a educadores do ensino fundamental I e instrutores de empresas de transporte. O conteúdo utiliza a história da motorista profissional de caminhão Sam, mostrando situações de risco que fazem parte do cotidiano nas ruas e estradas. Evidencia cenas que colocam em risco os públicos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.

O público treinado receberá também um kit com todos os materiais digitais e impressos, prontos para aplicação. A meta é impactar seis mil crianças até o fim de novembro.

A campanha “Pare, Olhe, Acene” contribui com a 2ª Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito (2021-2030). Estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo reduzir em 50% os acidentes e mortes no trânsito em todo o mundo. Essa meta faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Além de produzir veículos com alta tecnologia para evitar acidentes, por meio do PVST atuamos para mobilizar a sociedade brasileira em prol da segurança viária. Alinhados à filosofia ‘Visão Zero Acidentes’, acreditamos que para gerar transformações coletivas potentes, capazes de reduzir o alto número de vítimas fatais que ainda temos no Brasil, precisamos somar esforços e compartilhar responsabilidades. Iniciativas como a ‘Pare, Olhe, Acene’, que engajam e preparam pessoas para atuar como agentes de transformação, capazes de salvar vidas, são importantes”, afirma Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo Segurança no Trânsito.

Reportar Erro