Rápido e eletrificado

Volvo apresenta o chassi BZRT, modelo elétrico para sistemas BRT

O modelo, produzido na planta da marca em Curitiba (PR) e com capacidade de até 250 passageiros, será o maior ônibus elétrico do mundo

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Volvo BZRT biarticulado.
Volvo apresenta o chassi BZRT, biarticulado elétrico para sistemas BRT (foto: Volvo).

A Volvo Bueses apresenta um inédito chassi de ônibus elétrico de alta capacidade, o BZRT (bus zero rapid transit, ônibus zero de trânsito rápido, em tradução livre). O modelo estará disponível como articulado ou biarticulado e será produzido no complexo industrial da marca em Curitiba, no Paraná. 

Além do mercado nacional, a ideia da marca é que a planta local seja base de exportações do modelo para países que demandam ônibus de alta capacidade e zero emissões em seus sistemas de transporte de passageiros. Projetado para receber carrocerias de até 28 metros para levar até 250 passageiros, o BZRT é o maior veículo elétrico do mundo.

“A Volvo tem objetivos claros de sustentabilidade. Vamos reduzir as emissões de CO² em nossos veículos em 50% até 2030 e zerar em 2040. O lançamento do BZRT é parte desta estratégia. Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação sensivelmente menores e agora com zero emissões”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

A montadora afirma ainda que o lançamento do BZRT marca um novo capítulo da história da Volvo em ônibus de alta capacidade. A novidade preserva as características de veículos articulados e biarticulados, com o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão extremamente robustos. 

O motor elétrico fica na parte central, o que assegura melhor distribuição de carga e viabiliza carrocerias com salão completamente livre para os passageiros. O projeto avançado e inteligente garantiu que todos os componentes elétricos e mecânicos ficassem abaixo do piso. 

O BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400kW, o equivalente a 540 cavalos. Possui também uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão I-Shift. O trem de força tem a mesma base tecnológica presente nos caminhões e equipamentos de construção elétricos da Volvo.

A depender da demanda, o BZRT pode vir com seis ou oito baterias, o que resulta em até 720kWh de capacidade e autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga varia de 2h a 4h, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. Ele poderá ter uma opção de carregador no teto da carroceria, para recargas rápidas em terminais BRT.

O posto de trabalho do motorista tem um painel de instrumentos totalmente digital com mais de 90 funções, o mesmo do chassi rodoviário B510R. O condutor customiza diferentes modos de visualização, conforme as informações que desejar priorizar.

O veículo é dotado de sensores de placas de trânsito, com indicação de avisos no painel, alerta de ponto cego lateral, inclusive com aviso de presença de pedestres e ciclistas e o VDS (Volvo Dynamic Steering), sistema que controla a condução com precisão, melhorando sensivelmente a estabilidade da direção.

Ele também pode ser habilitado com sistemas “Zonas de Segurança”, que garante o controle automático de velocidade do ônibus à distância. O dispositivo funciona por meio do mapeamento, via GPS, de áreas mais propensas a acidentes, ou de regiões perto de terminais, escolas e hospitais, a critério do órgão gestor das cidades.

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