Combustível verde

Volkswagen fará testes em um caminhão movido a biometano

Baseado em um Constellation 26.280, o modelo tem potencial para reduzir cerca de 90% das emissões de CO²

acessibilidade:
Volkswagen Constellation 26.280 Biometano.
Volkswagen fará testes em um caminhão movido a biometano (foto: VWCO).

A Volks Caminhões e Ônibus (VWCO) apresenta novas soluções sustentáveis para veículos de carga com o Constellation 26.280, um modelo movido a biometano de alta capacidade de armazenamento, motorização potente e potencial para reduzir 90% das emissões de CO2. Os primeiros testes em operação real serão realizados por clientes em 2025.

Projetado de acordo com as necessidades das empresas do setor de coleta de resíduos sólidos, o protótipo traz configurações características da família vocacional Compactor. Alta tecnologia, desempenho elevado e atendimento às mais pesadas exigências operacionais, diferenciais conhecidos pelos clientes, alinhados a alternativa de combustível limpo. 

O veículo é equipado com tanques de aço carbono que somam 240 metros cúbicos (960 litros) de capacidade de armazenamento, permitindo a cobertura de longas distâncias sem a necessidade de reabastecimento frequente, com uma autonomia de até 300 quilômetros.

A marca afirma que o biometano impacta de forma positiva e significativamente nas emissões de gases do efeito estufa, reduzindo em até 90% as emissões de CO² no ciclo “poço à roda”. Em uma operação típica, onde o veículo percorre de 50.000 a 70.000 quilômetros ao ano, este valor equivale à redução de 150 toneladas de CO² ao ano. 

Além disso, trata-se de um combustível renovável, ou seja, sua produção pode ser contínua, desde que haja uma fonte constante de matéria orgânica. Com isso, do ponto de vista econômico, o Constellation 26.280 Biometano também contribui para um cenário especialmente interessante. 

A economia com combustível gerada pela produção própria de biometano possibilita um custo operacional baixo. O modelo tem câmbio automático e motor de 280 cavalos de potência e 112kgfm de torque. Combinadas, as configurações oferecem maior capacidade de arranque, aceleração mais rápida, melhor tração e direção mais confortável e controlada.

O motor traz também redução significativa nos níveis de ruído. Os materiais isolantes e sistema de exaustão eficientes contribuem para um ambiente de trabalho mais silencioso para os coletores e para o menor impacto sonoro nas cidades, possibilitando operações noturnas nos centros urbanos. 

Graças à sua arquitetura simples e robusta, com sistema de pós-tratamento dos gases de escape com catalisador de três vias, este modelo de motor oferece ainda baixa manutenção e alta durabilidade.

Reportar Erro