Até 56 toneladas

Volks apresenta novo modelo para a família Constellation, o 20.480 4×2

O caminhão extrapesado é voltado para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias com cargas de grande volume

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Volkswagen Constellation 20.480 4x2.
Volks apresenta novo modelo para a família Constellation, o 20.480 4x2 (foto: VWCO).

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresenta mais um modelo para a família de extrapesados Constellation, o 20.480 4×2, capaz de transportar até 56 toneladas Peso Total Bruto Combinado (PBTC). Segundo a marca, o cavalo-mecânico é ideal para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias com cargas de grande volume. 

O modelo se posiciona em um segmento intermediário na oferta atual da marca, antes as opções eram de 45 PBTC ou, já na versão 6×2, de 58,5. De acordo com a Volks, para o ganho de capacidade no portfólio extrapesado 4×2, um componente faz toda a diferença, o motor D26 de 13 litros, 480 cavalos e torque de 244,3kgfm, o mais potente da categoria.

Aliando força e economia, ele conta com a transmissão automatizada V-Tronic de 12 velocidades, com opção de modos de condução e tecnologia preditiva para troca de marchas, visando a uma maior eficiência da operação e consumo. Está equipado ainda com freio motor auxiliar de 428 cavalos para garantir ainda mais performance.

Com entre-eixos de 3.600mm, todo o conjunto do chassi foi reforçado para encarar aplicações severas. Todos os componentes foram otimizados para a maior capacidade de carga, com nova longarina, travessas e quinta-roda para facilitar engates dos implementos. 

Dois tanques de alumínio de 470 litros de combustível compõem o veículo para agilizar a logística operacional, garantindo a maior autonomia da categoria. Entre as configurações de série, a suspensão pneumática integral com quatro bolsões também agrega comodidade e conforto para o motorista, além de beneficiar a segurança da carga. 

O modelo chega com um sistema inteligente de leitura da carga por eixo e com a possibilidade para redistribuição de forma a equilibrar o peso em cada eixo. O motorista tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento. Tudo executado remotamente de dentro da cabine.

O novo Constellation traz de série banco pneumático com cinto integrado, volante multifuncional, diversos ajustes para o perfil de cada motorista e assistente de partida em rampa. Ele tem, como opcional, painel digital e central multimídia, pelos pacotes Prime e Highline.

Ele ainda tem tecnologias que auxiliam na economia de combustível em até 8%. O sistema “Predictive Shifting” cruza os dados de marchas com as informações de GPS para tornar a estratégia de trocas mais eficiente e econômica. Já o sensor de inclinação ajusta a rotação e também melhora o consumo de combustível, assim como o “Eco-roll”, que aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada. 

O modo manobra, por sua vez, controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave e segura. O “kick down” reduz a marcha quando o condutor pisa fundo no acelerador, aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagens seguras.

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