Volkswagen apresenta primeiro conceito de caminhão híbrido da marca
O Meteor Hybrid, voltado para transporte rodoviário e com sistema de tração inteligente, foi desenvolvido em parceria com a Suspensys
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), apresenta o Meteor Hybrid, primeiro conceito híbrido de carga da montadora alemã no Brasil. O modelo, que conta com sistema de tração inteligente, foi desenvolvido em parceria com a Suspensys para estudo de uma solução voltada ao transporte rodoviário sob medida para a infraestrutura brasileira.
Dotado de um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico, o protótipo vem com tecnologia embarcada para gerenciar o uso de cada trem de força de forma automática, de acordo com a rota e a disponibilidade de bateria, antecipando até mesmo topografias à frente na estrada.
Segundo a marca, o conjunto proporciona maior capacidade de tração já que o terceiro eixo é tracionado, transformando o modelo em um veículo 6×4 sempre que necessário. Isso se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida, principalmente ao tracionar um reboque carregado.
Ainda de acordo com a VWCO, estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até 20% de velocidade por conta do adicional de 35% de força trativa nas rodas.
Por outro lado, ele também conta com sistema para elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, acarretando menor desgaste dos pneus. O custo operacional se beneficia ainda da menor exigência do motor diesel e dos freios. Além disso, o sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações, aumentando a eficiência e a economia de bateria. A ampliação de sua autonomia varia em função da operação e da rota.
A alemã afirma que o conceito está alinhado à estratégia de descarbonização da Volks, pois agrega soluções para a eletrificação ao mesmo tempo em que flexibiliza a necessidade de infraestrutura, já que o modelo pode rodar somente com o motor a diesel, se não tiver como carregar em viagens de longa distância. Ele pode ser carregado em sistema de baixa voltagem (220V) ou de recarga rápida de alta voltagem no padrão CCS2.
Para elevar ainda mais os ganhos ambientais e de eficiência, o Meteor Hybrid apresenta um pacote aerodinâmico composto por um sofisticado conjunto de defletores que vão desde o teto, passando pelas laterais da cabine e chassi e incorporam os extensores para o pack de baterias, além de uma proteção de borracha em toda a parte inferior. Já as calotas contam com um design especial para diminuir o arraste.
A bordo da cabine, o motorista passa a desfrutar de um maior campo de visão, com alcance de mais de dois quilômetros, proporcionado com o sistema de câmeras e monitores que elimina pontos cegos e permite melhor visibilidade noturna em virtude de sensores infravermelhos, além de colaborar com um menor coeficiente de arrasto aerodinâmico.
A Volks afirma que testes iniciais estimam que o conceito pode reduzir em até 10% o consumo de diesel, dependendo da topografia da operação. Isso reflete nas emissões de CO², que pode corresponder a mais de 25 toneladas evitadas por ano. A redução pode ser ainda maior, superando os 90%, se abastecido com HVO (óleo vegetal hidrotratado), o diesel verde, e que evitaria as emissões de 230 toneladas.