Volks Caminhões e Ônibus apresenta primeiro chassis da linha e-Volksbus
O modelo, desenvolvido e produzido em Resende (RJ), tem baterias que garantem até 250 quilômetros de autonomia
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresenta o primeiro chassis da família e-Volksbus, a linha de modelos elétricos da alemã, desenvolvida e produzida no complexo industrial de Resende, no interior do Rio de Janeiro, da marca.
Além de emitir zero carbono e reduzir ruídos, o ônibus elétrico e-Volksbus 22L garante altos padrões de eficiência energética e economia operacional. Com capacidade para transportar até 82 pessoas, pode receber carrocerias urbanas de até 13,2 metros de comprimento.
O modelo tem peso bruto total de 22 toneladas e está equipado com motor de 280kW e 234,5kgfm de torque. Acoplado ao propulsor está um conjunto redutor capaz de elevar o torque de saída em 413kgfm de torque, assegurando máxima performance nas operações e aclives urbanos.
O e-Volksbus 22L é alimentado por um conjunto com 12 packs de baterias de íons de lítio ferro fostato (LFP), já utilizadas nos caminhões e-Delivery e validadas para aplicações severas com ampla segurança. Com 385kWh de capacidade, essa configuração tem uma autonomia de até 250 quilômetros. A carga completa pode ser feita em até três horas.
Segundo a VWCO, haverá um opcional com oito packs de baterias, com uma autonomia menor. O plugue de recarga do veículo, com capacidade para atender a carregadores de até 160kW de potência, pode ser localizado na traseira ou na dianteira do ônibus, flexibilizando conforme a necessidade do cliente na garagem.
As baterias estão localizadas no teto e na traseira do veículo. Contam ainda com sistemas de gerenciamento térmico independentes, o que otimiza a performance e o consumo energético, assegurando uma boa equalização térmica dos packs de baterias. Isso facilita o processo de encarroçamento e assegura uma maior durabilidade para o sistema.
O modelo conta com sistema de frenagem regenerativa, com ajuste de quatro níveis de potência, o ônibus é capaz de recuperar energia durante as desacelerações, aumentando sua eficiência energética durante a operação diária. O Eco Drive Mode otimiza o consumo de energia, ajustando automaticamente a performance para maximizar a autonomia.
O e-Volksbus 22L vem com tecnologia em sistemas de segurança, proteção para operação em regiões alagadas, assistente de partida em rampa, freios ABS e EBD e função “door brake”, que freia o veículo quando as portas são abertas para embarque e desembarque de passageiros.
A acessibilidade do veículo se destaca pelo conceito “low entry”, com piso baixo na parte central e dianteira, que somados ao sistema de ajoelhamento, de elevação e de agachamento, facilitam e agilizam o embarque e desembarque de passageiros.