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Linhas intermediárias

Volks amplia família de ônibus ao apresentar o Volksbus 15.190 ODS

Voltado para o transporte urbano das grandes cidades, o modelo chega com suspensão pneumática integral

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Chassi de ônibus Volksbus 15.190 ODS
Volks amplia família de ônibus ao apresentar o Volksbus 15.190 ODS. Foto: VWCO.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) expande o portfólio de ônibus para o transporte urbano com o lançamento do Volksbus 15.190 ODS. Equipado com suspensão pneumática integral, o modelo foi desenvolvido para atender à demanda das grandes cidades, mas também serve para operações de fretamento.

Segundo a marca, a novidade combina mais conforto ao motorista e passageiros, melhor custo-benefício, manutenção simplificada e, consequentemente, mais disponibilidade do veículo. A suspensão dianteira traz dois bolsões e a traseira conta com quatro, além de amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.

“O Volksbus 15.190 ODS é o resultado da proximidade com nossos clientes. Foi ouvindo os operadores de transporte das grandes cidades e mapeando as suas necessidades que desenvolvemos o mais novo chassi VW, que estreia no transporte urbano de passageiros para combinar a robustez reconhecida dos chassis Volkswagen ao conforto”, aponta Jorge Carrer, diretor adjunto de vendas de ônibus da VWCO.

O chassi é equipado com motor MAN D08, com 186 cavalos e 71,3kgfm de torque. De acordo com a VW, é o mais silencioso do mercado e equipa mais de 200 mil veículos no Brasil. Ele trabalha em conjunto com a transmissão manual ZF de seis marchas.

O Volksbus 15.190 é ideal para transporte urbano em linhas distribuidoras e alimentadoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias. Com PBT de 15 toneladas, é indicado para carrocerias de até 11 metros de comprimento. 

Com suspensão pneumática dianteira e traseira, o modelo tem como foco as linhas de fluxo intermediário, com menores intervalos entre os embarques. Com chassi versátil, ele atende a operadores que precisam desde os modelos mini e micro, para tráfego em bairros, até os com motores dianteiros e traseiros, para linhas distribuidoras e alimentadoras.