Carga elétrica

Volks apresenta o primeiro caminhão elétrico da marca, o e-Delivery

O modelo foi totalmente desenvolvido, testado e fabricado no Brasil e já está disponível nas concessionárias da montadora pelo país

acessibilidade:
Volkswagen e-Delivery.
Volks apresenta o primeiro caminhão elétrico da marca, o e-Delivery. Fotos: VWCO.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresenta o e-Delivery, um caminhão urbano leve totalmente movido a energia elétrica. O modelo é o primeiro da marca e teve todo o desenvolvimento, testagem e produção realizado no Brasil.

Segundo a marca, inteligentes e seguros, os e-Delivery que chegam agora ao país com capacidade de 11 e 14 toneladas de peso bruto total, são resultado de R$ 150 milhões em investimentos, mais de 400 mil quilômetros de testes e a dedicação integral de um time formado por 150 engenheiros e técnicos brasileiros.

“O futuro chegou. Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas. É o que temos feito ao longo da nossa história de 40 anos, pesquisando diferentes matrizes energéticas, respeitando o meio ambiente e construindo um legado para a sociedade. E que agora culmina na chegada do e-Delivery”, aponta Roberto Cortes, presidente da VWCO.

A versão de entrada do e-Delivery será a de 11 toneladas 4×2. O motor elétrico entrega 407 cavalos e 219,2kgfm de torque. Ele chega equipado com suspensão pneumática de série. Os seis módulos de bateria garantem até 250 quilômetro de autonomia. Mas ele pode ser equipado com mais três módulos, de acordo com a necessidade da operação. A carga útil chega a 6.320kg.

O modelo de 14 toneladas 6×2 utiliza o mesmo motor de 407 cavalos. Ele conta com suspensão pneumática que permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação. Assim como o 4×2, pode ter seis ou nove módulos de bateria. Ele tem um peso bruto total de 14.300kg. A capacidade máxima de carga útil chega a 9.055kg.

O e-Delivery conta também com freio regenerativo de três estágios, que pode aproveitar até 40% da energia gasta para desacelerar. Por trás dessa energia, estão baterias de íons de lítio refrigeradas a água, com controle de temperatura para prolongar a vida útil e que também podem ser aquecidas, se necessário. 

Volkswagen e-Delivery.

Volkswagen e-Delivery.

O caminhão opera com uma tensão nominal de 650 volts. Segundo a marca, todos os componentes do veículo foram desenvolvidos para operar de forma eficiente, sendo acionados apenas quando necessário. Ele suporta uma recarga em corrente contínua de até 150kW, o que reduz o tempo parado nas estações de carregamento.

De acordo com a alemã, para tornar a experiência do cliente ainda melhor, a VWCO e seus parceiros prestarão uma consultoria sobre infraestrutura para eletrificação, que irá desde a especificação dos carregadores testados e aprovados pela montadora até a integração com fontes renováveis de energia, podendo tornar a frota do cliente 100% alimentada por energia limpa.

Completando a oferta de soluções de transporte com zero emissões, a VWCO apresenta junto com o e-Delivery o inédito e-Consórcio. Uma parceria com algumas das maiores empresas em eletromobilidade do mundo, que assegura comodidade e eficiência para o cliente do caminhão elétrico, da montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos veículos, integrando toda a cadeia de fornecedores.

Reportar Erro