Toyota Gazoo Racing apresenta Hilux GR-S e Corolla Cross GR-Sport
A divisão esportiva da japonesa lança a terceira geração da picape e a primeira do SUV com o selo GR
A Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, apresenta dois novos produtos no mercado brasileiro. A marca acaba de lançar a terceira geração da Hilux GR-S e a primeira do Corolla Cross GR-Sport. Ambos já estão disponíveis, a picape parte de insanos R$ 348.790 e o SUV por não menos salgados R$ 188.490.
O grande diferencial da nova Hilux GR-S é a motorização. A picape esportiva utiliza o mesmo propulsor 2.8 das demais versões, mas que gera ótimos 224 cavalos e 55kgfm de torque. Entre as médias, ela só não é mais potente que a Volkswagen Amarok V6 e seus 258 cavalos.
A caixa de força da Hilux, que utiliza um turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD), está alinhada à transmissão automática de seis velocidades com borboletas no volante e a tração 4×4 com opção de reduzida. Ela ainda conta com melhorias na suspensão, com amortecedores 30% maiores no diâmetro.
Já o Corolla Cross GR-Sport utiliza o mesmo propulsor das versões aspiradas do utilitário. O motor 2.0 dynamic force gera 177 cavalos e 21,kgfm de torque. A transmissão também é a mesma, a direct shift de 10 velocidades, sendo uma real e nove simuladas, diferente de um CVT convencional que só conta com as marchas virtuais. Ele ainda tem três modos de condução (Normal, Sport e Eco).
Na parte visual, o grande destaque da Hilux é a dianteira. Com uma grade imponente toda em preto e com o nome da marca em destaque no centro, completada pelo emblema “GR”. Ela ainda conta com para-lamas alargados na cor preta, maçanetas, retrovisores e barras contrastam com as cores da carroceria. As rodas são de 17 polegadas com pneus AT.
Na cabine, a Hilux GR-S conta com vários detalhes em vermelho mesclado com o acabamento em preto, apontando o lado esportivo da picape. Além disso, o logo GR é visto por todo lado, no volante, bancos, console e painel de instrumentos. Os assentos combinam couro natural e ecológico com suede perfurado.
O utilitário é um pouco mais discreto no visual. Os para-choques dianteiro e traseiro são exclusivos da linha GR, as rodas são de 18 polegadas, ele conta com spoiler traseiro, pintura exterior bicolor, colunas e retrovisores em preto metálico e adesivos em cores brancas, pretas ou vermelhas, dependendo da cor do modelo e os logos da linha GR.
Por dentro, o SUV conta com bancos em couro e ultrasuede com costuras em vermelho e emblema GR estampado no apoio de cabeça. A combinação preto e vermelho também é vista no volante. O utilitário ainda vem com uma placa de identificação alocada no console central, com o número da unidade.
Sobre a lista de equipamentos, a Hilux GR-S conta com faróis Bi-LED com ajuste automático de altura, lanternas e luzes diurnas em LED, câmera de ré e monitoramento 360°, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, auxiliares de partida em rampa e de descida, controles de estabilidade e de tração ativo, sete airbags e o Safety Sense.
O pacote de segurança ativa inclui função de pré-colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego e assistência de permanência de faixa.
Na parte da comodidade, ela vem com central multimídia com tela de oito polegadas, navegador, oito alto-falantes e subwoofer, chave sensorial, partida por botão, ar-condicionado digital e modos de condução ECO e Power.
No que refere a segurança, o Corolla Cross GR-Sport conta com o Toyota Safety Sense com os mesmos itens da Hilux, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com alerta de tráfego traseiro, sete airbags, controles de estabilidade e tração ativo e assistente de partida em rampa.
Ele ainda vem com ar-condicionado digital dual zone, central multimídia com tela HD de nove polegadas e conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay e display digital de sete polegadas no painel de instrumentos.