Marca histórica

Toyota alcança 20 milhões de carros eletrificados vendidos no mundo

Do lançamento do Prius em 1997 ao primeiro híbrido com motor a combustão flex, são 63 modelos eletrificados

acessibilidade:
Toyota Corolla
Toyota alcança 20 milhões de veículos eletrificados vendidos no mundo. Foto: Toyota.

A Toyota comemora uma importante marca, a montadora japonesa alcança o histórico número de 20 milhões de veículos eletrificados comercializados em todo o mundo. O início da jornada elétrica se deu em 1997 com o lançamento do Prius. 

De lá para cá, a montadora conta com 63 modelos eletrificados diferentes em todo o mundo. Segundo a marca, ela ajudou a evitar que, aproximadamente, 160 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera no decorrer dessas duas décadas e meia. Além disso, ela estima que cerca de 65 bilhões de litros de combustível tenham sido economizados neste período. 

Esses valores têm como base os estudos da marca que consideram o volume de carros registrados, a distância média de percurso, a taxa de eficiência dos produtos em cada país e o fator de conversão de emissões de carbono.

Entre os modelos mais vendidos até o momento, estão o Prius com aproximadamente 5,77 milhões de unidades, o Corolla e suas diversas versões com cerca de 2,23 milhões e o RAV4 com 1,38 milhão.

Dentre os 63 modelos eletrificados à venda atualmente, 48 são híbridos, cinco são híbridos plug-in, oito são 100% elétricos e dois são movidos a célula de combustível. 

No ranking por países ou regiões, aproximadamente oito milhões de unidades foram adquiridas no Japão, outras cinco milhões na América do Norte, quatro milhões na Europa, e mais de 1,7 milhão na China e demais regiões do globo.

Por aqui, a marca desembarcou com o Prius em 2013, ela foi pioneira em modelos eletrificados no mercado brasileiro. De lá para cá, foram mais de 50 mil unidades comercializadas do híbrido. Em 2022, os modelos eletrificados da Toyota representam 56% de todas as vendas desse tipo de automóvel, segundo dados da Anfavea.

Reportar Erro