Ponto secular

Renault inaugura, no Rio de Janeiro, concessionária em prédio histórico

Construído no início do século 19, o local faz parte do projeto de preservação Corredor Cultural, no centro histórico da capital fluminense

acessibilidade:
Concessionária Renault em prédio histórico no Rio de Janeiro.
Renault inaugura, no Rio de Janeiro, concessionária em prédio histórico.

A Renault inaugura uma nova concessionária no Rio de Janeiro, o grande destaque do novo ponto é justamente o local.

Em parceria com o grupo Besouro, a loja fica em um histórico prédio no centro da capital fluminense construído no início do século 19. 

Segundo a montadora, toda a instalação da concessionária buscou conservar as características visuais do espaço, permitindo ao consumidor uma ampla unidade de 1.500m² com área de showroom e oficina. 

A construção está dentro da zona preservada pelo projeto Corredor Cultural, criado em 1979 e estabelecido como lei em 1983 para a manutenção do Centro Histórico do Rio de Janeiro.

“Os maiores desafios que tivemos foi preservar toda a fachada, utilizando-se de iluminação externa para destacar as linhas clássicas do edifício. Embora não tenhamos dados precisos, a construção, por suas características, como paredes grossas e sulcos criados pela passagem de carroças nas soleiras de pedra bruta, provavelmente data do início do século 1800”, explica Ivy Azevedo, arquiteta responsável pela instalação.

Concessionária Renault em prédio histórico no Rio de Janeiro.

Parte dos azulejos originais do prédio ainda estão preservados.

Outra característica marcante das construções da época são as suas dimensões: a fachada traz apenas oito metros de largura, enquanto o comprimento do edifício é de 134 metros, permitindo uma ampla área de showroom de 290m², capacidade de exposição simultânea de sete veículos, além da área de entrega de veículos. 

A oficina, por sua vez, ocupa 980m² e possui cinco boxes produtivos e possível expansão futura. Internamente, foram mantidas as paredes de pedras brutas e azulejos originais da época de sua construção.

“Construímos uma loja compacta, preservando o patrimônio histórico, somando os padrões da marca Renault e adequando a necessidade dos nossos clientes”, explica Luiz Albuquerque do grupo Besouro. A nova concessionária Renault está localizada no endereço Praça da República, 65- Centro Histórico do Rio de Janeiro.

Reportar Erro