Manutenção preventiva

Ram convoca proprietários de 1500 e Rampage para recall

Segundo a montadora, os problemas foram diagnosticados nos freios ABS da picape grande e na suspensão dianteira da intermediária

acessibilidade:
Ram Rampage.
Ram convoca proprietários de 1500 e Rampage para recall (foto: Geison Guedes/DP).

A Ram convoca os proprietários das picapes 1500, ano modelo 2023 e 2024, e Rampage ano modelo 2024, para agendarem atendimento em qualquer concessionária da marca pelo país, para recall. Em ambas, a montadora não especificou quais versões, no caso, o chamado são para todas as configurações das duas caminhonetes.

Segundo a montadora americana, os problemas foram diagnosticados no módulo de controle do sistema de freios ABS da picape grande e nos parafusos e porcas de fixação da suspensão dianteira da caminhonete intermediária.

No caso da 1500, foi identificada a possibilidade de falha no funcionamento do software do módulo de controle do sistema de freios ABS, o que pode desativar o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). 

Já na Rampage, há a possibilidade de falha no aperto dos parafusos e porcas de fixação da suspensão dianteira com risco do deslocamento das rodas dianteiras do veículo.

Em ambos os casos, se os problemas ocorrerem, podem ocasionar acidentes sérios, com danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo ou a terceiros e consequentes danos materiais.

Os serviços de reparo, que são gratuitos, serão realizados mediante agendamento prévio na concessionária de sua preferência. O tempo estimado dos reparos é de, aproximadamente, uma hora.

Os chassis envolvidos, não sequenciais, da 1500 são os de final MN542089 à RN234518. Já os da Rampage são os de final RKR67011 à RKR81293. Mais informações no site da montadora ou pela Central de Serviços ao Cliente Ram no WhatsApp (31) 2123-8000 ou telefone 0800-730-7060.

A marca afirma ainda que, os proprietários de 1500, ano modelo 2021 e 2022, serão convocados futuramente para realizarem a atualização do módulo de controle do sistema de freios ABS, mediante nova chamada de recall. Caso a luz espia do ABS no painel do veículo acenda, a montadora solicita que o motorista compareça a uma concessionária Ram para a análise do veículo.

Reportar Erro