Quase 70% dos modelos da BMW vendidos no Brasil são produzidos aqui
A marca fabrica o Série 3 e os SUVs X1, X3 e X4 na planta catarinense de Araquari e já anunciou um aumento de 10% na produção para este ano
Mesmo sem os números de dezembro, a BMW fecha 2023, mais uma vez, como a marca premium mais vendida do Brasil. Até novembro, a alemã comercializou mais de 13 mil veículos por aqui. Mas o dado mais importante é que, deste volume, 66% foram de modelos produzidos na planta brasileira da marca, em Araquari, interior de Santa Catarina.
De janeiro a novembro, a fábrica, responsável pela produção do Série 3 e dos SUVs X1, X3 e X4, fabricou quase nove mil veículos (8.894, mais precisamente). Ou seja, deve se aproximar das 10 mil unidades produzidas em 2023, recorde absoluto da planta brasileira da alemã.
O número final, com os dados ainda não finalizados de dezembro, já tem previsão de aumentar neste ano. Isso porque a BMW já confirmou que a fábrica catarinense terá um crescimento de 10% na produção, para reforçar ainda mais a produção local, da maior fábrica de veículos de luxo da América do Sul.
Segundo a marca, o sucesso do novo X1, lançado no começo de 2023, contribuiu para o aumento do percentual de produção nacional no último ano. O modelo está prestes a completar sete anos na liderança do seu segmento – o de SUV premium de entrada. Por aqui, está disponível em três versões (GP, X-Line e M Sport), todas produzidas em Araquari.
O Série 3, o carro premium mais vendido do Brasil, é o modelo mais produzido em Santa Catarina. Ele representa uma parte importante do volume de produção da planta, já que, sozinho, foi responsável por cerca de 45% das unidades fabricadas no Brasil. Por aqui, a marca produz as versões baseadas na linha 320 do sedã, com a GP, GP Sport e M Sport.
Os SUVs médios X3 e X4 detém outro importante título, o de modelos mais potentes e rápidos produzidos no Brasil. A dupla é fabricada nas versões xDrive30i (exclusiva para o coupé) e M40i. A variante esportiva utiliza um poderoso motor M 3.0 biturbo de seis cilindros em linha que gera 387 cavalos e 50,9 kgfm de torque, o que garante uma aceleração de zero a 100km/h em 4,5 segundos.