BMW aumentará em 10% a produção na planta brasileira da marca
Para atender a nova demanda, a fábrica, localizada em Araquari (SC), terá um aumento de 5% no número de postos de trabalho
A BMW aumentará a produção da planta brasileira da marca em 10% em 2024. A marca anuncia que a unidade de Araquari, em Santa Catarina, passará por um incremento na fabricação, chegando a, aproximadamente, 11 mil unidades por ano.
Para atender a maior demanda, a montadora também aumentará a força de trabalho da planta, com um incremento de cerca de 5% no número de postos de trabalhos, um ganho de mais de 50 colaboradores na fábrica catarinense, a maior de veículos premium da América do Sul.
“No BMW Group, a produção segue a demanda e acreditamos no mercado brasileiro. Temos uma estratégia de crescimento no país, que é conectada com os planos de aprimoramento da nossa atual liderança do mercado premium na região”, afirma Reiner Braun, CEO do BMW Group América Latina.
Nos últimos quatro anos, a BMW figurou no topo da lista entre as marcas premium mais vendidas e segue para conquistar o pentacampeonato neste ano. De janeiro a novembro, a marca alcançou mais de 40% de participação de mercado no segmento, tendo o Série 3 e o X1 como os modelos premium mais vendidos em geral.
“Um dos pilares do sucesso do BMW Group na América Latina é a nossa estrutura regional, com três fábricas, incluindo São Luis Potosi (México), Araquari e Manaus, ambas no Brasil. Isso representa aproximadamente 10% do número de fábricas do grupo globalmente. Além disso, temos um Centro de Engenharia no Brasil, que apoia desenvolvimentos globais e 4,2 mil colaboradores comprometidos em entregar produtos e serviços de alta qualidade aos clientes. Vamos continuar a investir na América Latina, onde somos líderes em vendas de modelos premium por seis anos consecutivos, posição que será mantida neste ano.”
Para Maru Escobedo, CEO do BMW Group Brasil, disponibilizar um volume maior de veículos para o mercado brasileiro é importante também para agilizar os prazos de entrega e possibilitar uma experiência ainda mais premium, com foco total no cliente. “Atualmente, cerca de 60% das vendas da marca BMW no Brasil são provenientes de modelos fabricados em Araquari, que produz X1, X3, X4 e o Série 3”.
“O aumento de produção e as novas contratações a partir de 2024 reforçam a relevância estratégica de nossa produção local dentro do BMW Group e continuaremos a acelerar o ritmo em termos de produção e qualidade. A flexibilidade da planta possibilita aumentarmos a produção para oferecer produtos cada vez mais adequados para os nossos clientes”, aponta Otávio Rodacoswiski, diretor geral da planta de Araquari.