Boas ações

Projeto da Audi levará iluminação solar para comunidades amazônicas

A ação criada pela ONG Litro de Luz, em parceria com a fundação da montadora, impactará mais de 100 famílias na Floresta Amazônica

acessibilidade:
Luz solar em comunidades amazônicas
Projeto da Audi levará iluminação solar para comunidades amazônicas. Foto: Audi.

A Audi Environmental Foundation, braço filantrópico da montadora alemã, se uniu à ONG Litro de Luz para levar iluminação solar para comunidades carentes da região da Floresta Amazônica. Segundo a marca, mais de 100 famílias serão impactadas com o projeto. 

A ação conta com duas frentes principais, a instalação de postes de energia solar nas áreas comuns de duas comunidades e entrega de lampiões solares para utilização das famílias em suas casas ou para deslocamentos. A instalação e entrega dos equipamentos estão previstas para o segundo trimestre de 2022.

O processo contempla ainda as fases de visitas às comunidades para engajar os residentes, treinamento de embaixadores na região, mapeamento dos locais para implantação das soluções de iluminação, treinamento e instalação com os residentes, pesquisa para avaliar o impacto gerado e suporte para futuras manutenções.

“Dependemos de eletricidade diariamente. No entanto, a eletricidade não está totalmente disponível para todas as áreas do mundo. Comunidades remotas e carentes, em especial, têm dificuldade em obter uma rede elétrica confiável. A eletricidade é essencial para fazer parte de uma sociedade maior e também possibilita o acesso à educação”, afirma o Dr. Rüdiger Recknagel, porta-voz do conselho de administração da Audi Environmental Foundation.

Ainda segundo o executivo, é difícil ler quando não há luz. “Por isso a Audi Environmental Foundation apoia o Litro de Luz em colaboração com a Audi do Brasil. Isso nos permite não apenas fortalecer o relacionamento com nossos colegas do Brasil, mas também trazer luz aos lugares onde é mais necessário”.

De acordo com Antonio Calcagnotto, responsável pela área de assuntos institucionais e sustentabilidade da Audi do Brasil, o projeto alia diversos aspectos que estão no DNA da Audi: inovação, tecnologia, eletrificação e, acima de tudo, desejo de melhorar a vida das pessoas. 

“A todo momento falamos de futuro, mas não podemos esquecer que existem milhões de pessoas que não possuem as necessidades básicas atendidas. Esta iluminação solar, além de neutra em emissão de CO2, trará melhoria da condição social, de segurança e saúde nestas comunidades”.

Reportar Erro