Porsche inicia pré-venda da nova versão Carrera GTS do 911 no Brasil
Como de costume, a marca apresenta o esportivo aos poucos, agora é a vez das opções intermediárias mais esportivas
A Porsche inicia a pré-venda do novo 911 Carrera GTS no Brasil. A icônica versão do esportivo estreia a tecnologia T-Hybrid em sua propulsão, com um novo motor 3.6 turbo aliado a um elétrico. Já disponível para encomendas, o alemão chega em duas versões de carroceria, a Coupé (R$ 1.127 milhão) e Cabriolet (R$ 1.174 milhão).
O primeiro 911 destinado às ruas que recebe um sistema híbrido, o novo Carrera GTS traz motorização inovadora. Ele conta com um clássico boxer de seis cilindros em linha, mas de 3.6 litros é alimentado por um turbocompressor que está alinhado a uma caixa de força elétrica posicionada entre o compressor e o rotor da turbina, o que gera acelerações instantâneas. Isso cria imediatamente pressão de sobrealimentação.
1O GTS chega em duas carrocerias, coupé e cabriolet.O motor elétrico no turbocompressor também funciona como gerador, de até 11kW, o equivalente a 15 cavalos. Essa energia é extraída do fluxo de gases de escape. O turbo eletrificado não possui válvula de alívio, ele utiliza o motor elétrico para fazer o controle da pressão. A novidade permite o uso de apenas um compressor em vez dos dois.
Há ainda outro motor elétrico, este síncrono de ímã permanente, integrado à transmissão de dupla embreagem de oito velocidades. Mesmo em marcha lenta, ele apoia o boxer com torque adicional de até 15kgfm e fornece um aumento de potência de até 54 cavalos.
A Porsche acopla ambos os motores elétricos a uma bateria de alta tensão leve e compacta. Ela tem o tamanho e peso correspondentes a uma bateria de partida convencional de 12 volts, mas armazena até 1,9kWh de energia e opera a uma voltagem de 400V..
O sistema de alta tensão permite que o compressor de ar-condicionado seja acionado eletricamente e a transmissão por correia seja eliminada, tornando o motor muito mais compacto. Isso cria espaço acima da unidade de potência para o inversor de pulso e o conversor DC-DC.
Mesmo sem assistência elétrica, o motor boxer entrega 485 cavalos e 58,1kgfm de torque. No total, a potência do sistema é de 541 cavalos e 62,2kgfm. Mesmo com os novos sistemas, o GTS manteve seu peso sob controle. O aumento total em relação ao antecessor é de apenas 50kg. Com isso, ele garante um zero a 100km/h em apenas três segundos.
A suspensão do 911 Carrera GTS também foi completamente revisada. Pela primeira vez, o eixo traseiro esterçante vem como item de série. Ela aumenta a estabilidade em altas velocidades e reduz o raio de giro. A Porsche integrou o opcional sistema de estabilização anti-rolagem PDCC ao sistema de alta tensão híbrido. Isso permite o uso de um sistema de controle eletro-hidráulico, que torna o sistema ainda mais rápido e preciso.
A suspensão esportiva tem sistema de amortecimento variável (PASM) e uma altura de condução rebaixada em 10mm. As rodas são de 21 polegadas, com uma tala de 11,5 polegadas e pneus 315/30 ZR 21 na traseira e 245/35 ZR 20 em rodas de 20 polegadas com 8,5 polegadas de tala na dianteira.
No GTS, o 911 possui cinco abas ativas de ar de resfriamento na dianteira, dispostas verticalmente e visíveis do lado de fora, e outra aba oculta para fechar o desvio em cada lado. Pela primeira vez no esportivo, esses elementos são complementados por difusores dianteiros adaptativos no subchassi, que são controlados junto com as abas de ar de resfriamento.
Esses elementos direcionam o fluxo de ar conforme necessário, quando os requisitos de potência são mínimos, as abas fechadas otimizam a aerodinâmica. Quando a demanda de potência é alta, as abas direcionam grandes quantidades de ar para os radiadores do carro. Os sensores para os sistemas de assistência agora estão localizados atrás de uma superfície de alto brilho abaixo da placa.
Por dentro, no cockpit, a Porsche combina o DNA de design familiar do 911 com tecnologia moderna, com o conceito de controle “Porsche Driver Experience”, que foca no eixo do motorista e na operação intuitiva e mais rápida. Elementos de controle essenciais foram dispostos diretamente no volante ou ao redor dele.
Eles incluem o interruptor de modo de condução padrão, a alavanca de assistência ao motorista revisada e, pela primeira vez no 911, um botão de partida, à esquerda do volante, naturalmente. No console central há um compartimento de armazenamento refrigerado para smartphones e com função de carregamento por indução.
Outra novidade para a linha 911 é o painel de instrumentos totalmente digital. O display curvo de 12,6 polegadas se encaixa no novo conceito de controle e exibição e pode ser personalizado. Ele oferece até sete visualizações, incluindo um Classic, exclusivo inspirado no design tradicional do mostrador de cinco tubos da Porsche, com um conta-giros central.
A central multimídia “Porsche Communication Management” tem tela de alta resolução de 10,9 polegadas. Ela conta com personalização dos modos de condução e a operação dos sistemas de assistência ao motorista aprimoradas.
O 911 atualizado também possui novos recursos de conectividade. O Apple CarPlay está mais integrado ao carro. Se o motorista quiser, ele exibe informações no painel de instrumentos e permite a operação de funções do veículo diretamente no ecossistema da Apple, por exemplo, através do assistente de voz Siri.