SUV apimentado

Porsche apresenta o Cayenne Turbo GT, um SUV coupé ainda mais arisco

O modelo de 640 cavalos já está disponível para encomendas no Brasil e supera o R$ 1 milhão de reais

acessibilidade:
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT. Fotos: Porsche.

A Porsche apresenta a mais nova versão do Cayenne, a Turbo GT. O utilitário se utiliza do “DNA” da alemã e foca bastante na esportividade. Nas palavras da própria marca, a configuração é consistentemente configurada para desempenho e dirigibilidade máximas. O SUV já está disponível para encomendas no Brasil por R$ 1.199 milhão. 

O alemão está ainda mais forte. O poderoso motor V8 4.0 biturbo gera impressionantes 640 cavalos (90 a mais que o Turbo “normal”) e insanos 86,6kgfm de torque. Aliado ao câmbio automático de oito velocidades, ele é capaz de levar o utilitário do zero aos 100km/h em míseros 3,3 segundos, a velocidade máxima é de 300km/h. Sem falar no sistema de escape feito de titânio. 

Porsche Cayenne Turbo GT.

O Cayenne Turbo GT vem com todos os sistemas de chassi disponíveis de série e pneus de alta performance desenvolvidos especialmente para ele. A transmissão e o chassi também têm uma configuração única. O que, segundo a Porsche, gera um um conceito geral harmonioso com excelente capacidade para pistas de corrida.

Isso foi comprovado pelo piloto de testes da montadora alemã, Lars Kern, que rodou os 20,832 quilômetros de Nürburgring Nordschleife — o famoso “Inferno Verde” — com o Cayenne Turbo GT em um tempo de 7:38,9 minutos, estabelecendo um novo recorde oficial para SUVs.

Porsche Cayenne Turbo GT.

Ao rodar, o Turbo GT fica até 17mm mais baixo do que o Turbo Coupé. Além disso, os componentes passivos do chassi e o sistema de controle ativo foram reprojetados e otimizados para manuseio e desempenho, com uma calibração específica, para garantir uma interação perfeita. 

A suspensão (15% mais rígida), os amortecedores, a direção do eixo traseiro e o sistema de estabilização ativa de rolagem ganharam uma nova calibragem. Segundo a marca, o resultado é uma estabilidade de rolagem e aderência à estrada ainda melhores e um comportamento mais preciso em curvas dinâmicas em qualquer velocidade. 

Porsche Cayenne Turbo GT.

Com linhas ainda mais arrojadas, a GT chega exclusivamente como um coupé de quatro lugares. A dianteira da nova versão tem visual distinto, com entradas de ar maiores. O teto é de carbono, assim como o aerofólio traseiro adaptável e as rodas são de 22 polegadas com curvatura negativa maior em 0,45º e pneus exclusivos. 

Por dentro, o destaque são os elementos em alcântara. A GT conta com bancos dianteiros esportivos de oito posições e um sistema de assentos traseiros esportivos de série. Cada um deles foi projetado especificamente para o GT. Como é esperado nos esportivos da Porsche, o volante esportivo multifuncional apresenta uma marcação em amarelo das 12 horas.

Porsche Cayenne Turbo GT.

Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT. Fotos: Porsche.
Porsche Cayenne Turbo GT.
Porsche Cayenne Turbo GT.

Reportar Erro