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Porsche apresenta mais uma versão para o 911, a GT3 Touring

O esportivo tem opção de câmbio manual ou PDK automatizado de dupla embreagem

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Porsche 911 GT3 Touring. Fotos: Porsche.

A Porsche apresenta mais uma versão apimentada para o 911, a GT3 Touring. Baseado na nova geração do icônico esportivo, esta é a sétima versão do poderoso GT. Um dos diferenciais do modelo é a opção de escolha do câmbio, que pode ser o manual de seis velocidades ou o PDK automatizado de dupla embreagem de sete marchas. 

O modelo foi apresentado na Europa e já está confirmado para o Brasil, com previsão de desembarcar por aqui ainda neste ano em algum momento do segundo semestre. A marca ainda não divulgou os preços e a data exata que ele estará disponível no país. 

Ao contrário do GT3 “normal”, o Touring não conta com o spoiler fixo.

O nome “Touring” remonta a uma versão do 911 Carrera RS de 1973. Naquela época, o foco estava no design purista do 911 e nos elementos de um interior clássico. A Porsche retomou a ideia em 2017 e, pela primeira vez, ofereceu um pacote Touring para a geração anterior do 911 GT3, o Tipo 991. 

Visualmente, a diferença mais notável no exterior é a ausência do aerofólio traseiro fixo do 911 GT3. O downforce necessário em altas velocidades e ainda mais despojamento são garantidos por um spoiler traseiro retrátil. Outra característica diferente são os frisos decorativos prateados feitos de alumínio anodizado de alto brilho nos vidros laterais. 

O esportivo tem opção de câmbio manual ou automático.

Uma grade na tampa traseira com o logotipo “GT3 Touring” em design exclusivo está localizada sobre o motor. Os frisos e as saídas de escape esportivas são prateadas. Por dentro, o aro do volante, a alavanca do câmbio, a tampa do console central, os apoios de braço nos painéis das portas e as maçanetas são revestidos em couro preto. 

O interior parcialmente em couro apresenta costuras pretas. Os painéis centrais dos bancos são revestidos com tecido preto, assim como o forro do teto. Os apoios de cabeça ostentam a marca Porsche em relevo. As guarnições das portas e os elementos decorativos no painel e no console central são feitos de alumínio escovado escurecido.

A GT3 Touring chega ainda neste ano Brasil.

Para a nova geração do GT3 Touring, a Porsche transferiu a tecnologia das corridas de forma mais sistemática para o modelo de produção. O motor é o consagrado boxer 4.0 de seis cilindros em linha que gera 510 cavalos e 47,8kgfm de torque, baseado no conjunto propulsor do 911 GT3 R testado em corridas de resistência.

Apesar de uma carroceria mais larga, rodas maiores e características técnicas adicionais, o peso do novo GT3 está no mesmo nível do seu antecessor. Ele pesa 1.418kg com a transmissão manual e 1.435kg com a PDK. O capô feito de plástico reforçado com fibra de carbono, a leveza dos vidros e as rodas de liga forjada exemplificam o foco na redução de peso.

Porsche 911 GT3 Touring.
Porsche 911 GT3 Touring.
Porsche 911 GT3 Touring.
Porsche 911 GT3 Touring.
Porsche 911 GT3 Touring.
Porsche 911 GT3 Touring.
Porsche 911 GT3 Touring.
Porsche 911 GT3 Touring.
Porsche 911 GT3 Touring. Fotos: Porsche.
Porsche 911 GT3 Touring.
Porsche 911 GT3 Touring.
Porsche 911 GT3 Touring.