500 cavalos

Porsche apresenta o 718 mais poderoso da história, o Spyder RS

A nova versão da família de esportivos com motor central da alemã utiliza um potente boxer seis cilindros em linha de 500 cavalos

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Porsche 718 Spyder RS.
Porsche apresenta o 718 mais poderoso da história, o Spyder RS. Foto: Porsche.

A Porsche apresenta uma nova versão para o caçula da família 718, o Spyder RS. O novo modelo é o mais poderoso da linha de esportivos com motor central da alemã. A novidade está confirmada para o Brasil, com previsão de pré-venda ainda para este ano e desembarcar por aqui em 2024 por “singelos” R$ 1.238 milhão.

Pela primeira vez, a marca utiliza o poderoso propulsor boxer de seis cilindros 3.0 naturalmente aspirado de 500 cavalos do 911 GT3 em um modelo conversível da família de motor central. Além do “haras”, a caixa de força descomunal gera 45,8kgfm de torque. 

O motor está alinhado à consagrada transmissão automatizada de dupla embreagem de sete velocidades, a PDK, que garante uma aceleração de zero a 100km/h em 3,4 segundos. O esportivo atinge a marca de 200km/h em apenas 10,9 segundos. A velocidade máxima é de 308km/h.

Segundo a marca, a capota manual leve e purista converte o som altamente instigante do motor em uma experiência ainda mais atraente. O efeito é ainda intensificado pelo sistema de escapamento esportivo leve de aço inoxidável e pelas distintas entradas de ar localizadas atrás dos encostos de cabeça.

Porsche 718 Spyder RS.

O escapamento duplo é feito de aço inoxidável.

Além do motor mais potente, o menor peso do novo modelo também contribui para o melhor desempenho. Com 1.410kg, o RS pesa 40 quilos a menos que o 718 Spyder com PDK e, na verdade, é cinco quilos mais leve que o 718 Cayman GT4 RS. 

A dianteira do novo 718 Spyder RS é quase idêntica a do irmão Cayman GT4 RS. O capô é feito de CFRP e possui uma ampla saída de ar acima do para-choque. Os dois dutos Naca aumentam o resfriamento do freio sem afetar adversamente o valor de Cd. As lâminas laterais nas extremidades externas do para-choque aumentam a força descendente. 

Porsche 718 Spyder RS.

O Spyder é o caçula dos 718, que ainda conta com o Boxster e o Cayman.

O spoiler dianteiro é ligeiramente mais curto do que no GT4 RS, que em conjunto com sua grande asa traseira produz maior downforce geral no Cayman e, portanto, requer um spoiler maior para alcançar o equilíbrio aerodinâmico. Em vez de uma asa, o 718 Spyder RS apresenta uma impressionante borda destacável tipo “ducktail”. 

O 718 Spyder RS vem com uma capota leve, operada manualmente. O design é compacto, composto pela peça e um defletor. Ambos os componentes são removíveis e podem ser armazenados juntos ou individualmente no veículo. Ela pode ser utilizada também como uma capota ‘Bimini’, protegendo assim, motorista e passageiro da luz solar intensa. 

Porsche 718 Spyder RS.

Ao contrário do irmão Boxster, a capoto é removível manualmente.

Neste caso, o habitáculo permanece amplamente aberto para o lado e atrás dos passageiros. Em caso de chuva, o defletor e os vidros laterais oferecem proteção completa. Todo o teto, incluindo as partes mecânicas, pesa apenas 18,3kg. São 7,6kg a menos que o 718 Spyder e 16,5 kg a menos que o 718 Boxster. 

O chassi do 718 Spyder RS usa componentes do Cayman GT4 RS e do Spyder e foi projetado para o máximo prazer de dirigir em estradas sinuosas. Ele vem de fábrica com o Porsche Active Suspension Management (PASM) com ajuste esportivo e foi rebaixado em 30 milímetros

Porsche 718 Spyder RS.

O esportivo leva duas pessoas até aos 308km/h.

Ele também possui Porsche Torque Vectoring (PTV) com diferencial mecânico de deslizamento limitado, juntas de suspensão esféricas e rodas de alumínio forjado de 20 polegadas. O comportamento do chassi é caracterizado pela precisão da direção, bem como pelo manuseio ágil e extremamente neutro. 

Determinados parâmetros da suspensão podem ser ajustados individualmente, como altura, cambagem, convergência e barra estabilizadora. Em comparação com o 718 Cayman GT4 RS, as taxas de mola e amortecedor foram reduzidas para obter uma configuração mais confortável e apropriada para a condução prazerosa de um veículo conversível.

Porsche 718 Spyder RS.

Porsche 718 Spyder RS.

A cabine foca em elementos essenciais. O volante esportivo RS é revestido em Race-Tex e apresenta uma marcação amarela de 12 horas. Os assentos tipo concha são feitos de CFRP com acabamento em trama de carbono e oferecem suporte lateral particularmente impressionante. Os bancos são de couro preto, com a parte central de Race-Tex. 

As cores contrastantes são Cinza Ártico ou Vermelho Carmine. Um logotipo ‘Spyder RS’ na cor correspondente é bordado nos encostos de cabeça. O painel e os acabamentos são revestidos em couro.

Porsche 718 Spyder RS.
Porsche 718 Spyder RS.
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Porsche apresenta o 718 mais poderoso da história, o Spyder RS. Foto: Porsche.
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