Combinação inusitada: Porsche lança o esportivo off-road 911 Dakar
Limitada em 2,5 mil unidades, a versão é 80mm mais alta e terá opcional visual baseado no carro vencedor do Rally Paris-Dakar de 1984
A Porsche inova e apresenta uma versão, no mínimo, inusitada para o 911, a Dakar. Limitada em 2.500 unidades, a nova série especial faz a inusitada combinação off-road esportivo. Ainda sem preço definido, o modelo também será comercializado no Brasil, com a pré-venda iniciando ainda neste ano.
A configuração relembra a primeira vitória geral da Porsche no Rally Paris-Dakar em 1984, que ocorreu em simultâneo com o nascimento da tração integral no 911. Dessa forma, é por isso que o 911 Dakar também será disponibilizado opcionalmente com o “Pacote Rallye Design”, inspirado no icônico carro vencedor do famoso rali.
Segundo a Porsche, o primeiro detalhe marcante do 911 Dakar é a altura livre do solo, 50mm mais alta que a de um 911 Carrera. Além disso, ele conta com sistema de elevação que pode subir o veículo em mais 30mm, ou seja, permite uma alteração de 80mm na altura, que com o ângulo de rampa, faz o esportivo rivalizar com SUVs convencionais.
O sistema de elevação não é utilizado apenas para cruzar obstáculos em baixas velocidades, mas é também um componente essencial do chassi refinado. A configuração de “nível alto” possibilita aventuras fora de estrada em velocidades de até 170km/h. Acima desta velocidade, o carro abaixa automaticamente para o nível normal.
Para complementar os atributos esportivos off-road do carro, o 911 Dakar utiliza pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus especialmente desenvolvidos de tamanho 245/45 ZR 19 na dianteira e 295/40 ZR 20 na traseira. O padrão do desenho das bandas de rodagem de camadas duplas tem 9mm de profundidade e paredes laterais reforçadas.
O motor é o seis cilindros biturbo de 3.0 que gera 480 cavalos e 58,1kgfm de torque. Aliado a transmissão automática de oito velocidades e a tração integral, o conjunto permite ao esportivo off-road sair do zero aos 100km/h em 3,4 segundos. Devido ao uso de pneus para todos os terrenos, a velocidade máxima é limitada em 240km/h.
O máximo desempenho off-road também é assegurado pelos dois novos modos de condução. O “Rallye” é ideal para superfícies soltas e irregulares e apresenta tração total com foco na traseira. No “off-road”, a altura livre do solo elevada é ativada automaticamente, ideal para terrenos difíceis e na areia.
Ele conta com novo spoiler traseiro, leve e fixo feito de plástico reforçado com fibra de carbono, assim como a tampa do porta-malas. Há também detalhes off-roads, como as alças de reboque de alumínio em vermelho na dianteira e na traseira, as caixas e saias das rodas alargadas e as proteções de aço inoxidável nas saias dianteiras, traseiras e laterais.
O teto do 911 Dakar possui uma tomada de 12 volts para os faróis do bagageiro de teto opcional. Com capacidade para 42 quilos, o rack pode acomodar, sem nenhum problema, equipamentos de rali como galões de combustível e água, pás dobráveis e pranchas para tração. Ele também terá uma barraca de teto como opcional.
O 911 Dakar com o “Pacote Rallye Design”, cuja aparência é baseada no veículo vencedor do Rally Paris-Dakar de 1984, possui faixas em vermelho e dourado e também exibe a inscrição “Roughroads” nas portas. O termo é uma marca registrada e reflete o conceito do esportivo e sua aptidão para condução em condições off-road.
Em contraste com a configuração padrão, os aros das rodas pintados em branco e a faixa vermelha da lanterna traseira complementam a aparência inconfundível. Outros destaques podem ser encontrados em seu interior, como elementos revestidos em Race-Tex e em couro, bem como cintos de segurança e detalhes na cor Sharkblue.
No centro do opcional “Rallye Design” está o acabamento de pintura em dois tons em branco/azul Enzian metálico. Esta é a primeira vez que a Porsche implanta a combinação de tinta bicolor e película decorativa em sua produção em série. Na lateral do veículo, o cliente pode optar por um número de corrida entre 0 e 999.