Série especial

Combinação inusitada: Porsche lança o esportivo off-road 911 Dakar

Limitada em 2,5 mil unidades, a versão é 80mm mais alta e terá opcional visual baseado no carro vencedor do Rally Paris-Dakar de 1984

acessibilidade:
Porsche 911 Dakar.
Combinação inusitada: Porsche lança 911 Dakar, versão off-road do esportivo. Fotos: Porsche.

A Porsche inova e apresenta uma versão, no mínimo, inusitada para o 911, a Dakar. Limitada em 2.500 unidades, a nova série especial faz a inusitada combinação off-road esportivo. Ainda sem preço definido, o modelo também será comercializado no Brasil, com a pré-venda iniciando ainda neste ano.

A configuração relembra a primeira vitória geral da Porsche no Rally Paris-Dakar em 1984, que ocorreu em simultâneo com o nascimento da tração integral no 911. Dessa forma, é por isso que o 911 Dakar também será disponibilizado opcionalmente com o “Pacote Rallye Design”, inspirado no icônico carro vencedor do famoso rali.

Segundo a Porsche, o primeiro detalhe marcante do 911 Dakar é a altura livre do solo, 50mm mais alta que a de um 911 Carrera. Além disso, ele conta com sistema de elevação que pode subir o veículo em mais 30mm, ou seja, permite uma alteração de 80mm na altura, que com o ângulo de rampa, faz o esportivo rivalizar com SUVs convencionais. 

O sistema de elevação não é utilizado apenas para cruzar obstáculos em baixas velocidades, mas é também um componente essencial do chassi refinado. A configuração de “nível alto” possibilita aventuras fora de estrada em velocidades de até 170km/h. Acima desta velocidade, o carro abaixa automaticamente para o nível normal.

Porsche 911 Dakar.

Os pneus são de uso misto dignos de legítimos 4×4.

Para complementar os atributos esportivos off-road do carro, o 911 Dakar utiliza pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus especialmente desenvolvidos de tamanho 245/45 ZR 19 na dianteira e 295/40 ZR 20 na traseira. O padrão do desenho das bandas de rodagem de camadas duplas tem 9mm de profundidade e paredes laterais reforçadas.

O motor é o seis cilindros biturbo de 3.0 que gera 480 cavalos e 58,1kgfm de torque. Aliado a transmissão automática de oito velocidades e a tração integral, o conjunto permite ao esportivo off-road sair do zero aos 100km/h em 3,4 segundos. Devido ao uso de pneus para todos os terrenos, a velocidade máxima é limitada em 240km/h.

Porsche 911 Dakar.

O rack de teto é opcional e pode levar até uma barraca.

O máximo desempenho off-road também é assegurado pelos dois novos modos de condução. O “Rallye” é ideal para superfícies soltas e irregulares e apresenta tração total com foco na traseira. No “off-road”, a altura livre do solo elevada é ativada automaticamente, ideal para terrenos difíceis e na areia.

Ele conta com novo spoiler traseiro, leve e fixo feito de plástico reforçado com fibra de carbono, assim como a tampa do porta-malas. Há também detalhes off-roads, como as alças de reboque de alumínio em vermelho na dianteira e na traseira, as caixas e saias das rodas alargadas e as proteções de aço inoxidável nas saias dianteiras, traseiras e laterais. 

Porsche 911 Dakar.

Porsche 911 Dakar.

O teto do 911 Dakar possui uma tomada de 12 volts para os faróis do bagageiro de teto opcional. Com capacidade para 42 quilos, o rack pode acomodar, sem nenhum problema, equipamentos de rali como galões de combustível e água, pás dobráveis e pranchas para tração. Ele também terá uma barraca de teto como opcional.

O 911 Dakar com o “Pacote Rallye Design”, cuja aparência é baseada no veículo vencedor do Rally Paris-Dakar de 1984, possui faixas em vermelho e dourado e também exibe a inscrição “Roughroads” nas portas. O termo é uma marca registrada e reflete o conceito do esportivo e sua aptidão para condução em condições off-road. 

Porsche 911 Dakar.

A cabine segue o padrão dos demais 911.

Em contraste com a configuração padrão, os aros das rodas pintados em branco e a faixa vermelha da lanterna traseira complementam a aparência inconfundível. Outros destaques podem ser encontrados em seu interior, como elementos revestidos em Race-Tex e em couro, bem como cintos de segurança e detalhes na cor Sharkblue.

No centro do opcional “Rallye Design” está o acabamento de pintura em dois tons em branco/azul Enzian metálico. Esta é a primeira vez que a Porsche implanta a combinação de tinta bicolor e película decorativa em sua produção em série. Na lateral do veículo, o cliente pode optar por um número de corrida entre 0 e 999.

Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Combinação inusitada: Porsche lança 911 Dakar, versão off-road do esportivo. Fotos: Porsche.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.
Porsche 911 Dakar.

Reportar Erro