No passo da descarbonização, Volvo CE lança máquinas elétricas no Brasil
A marca tem como meta, que 35% dos equipamentos pesados sejam eletrificados até o fim desta década
A Volvo Construction Equipment (CE) apresenta as máquinas compactas de trabalho L25 Electric e ECR25 Electric, ampliando a oferta de equipamentos elétricos da marca. Segundo a sueca, a iniciativa reforça o compromisso da montadora em zerar as emissões de CO² em suas máquinas até 2040. Elas chegam com garantia de seis anos e manutenções gratuitas até as primeiras mil horas de uso.
A carregadeira e a escavadeira compactas chegam ao mercado latino-americano logo após o lançamento na Europa e Estados Unidos. Segundo a sueca, os primeiros testes no Brasil comprovaram que as máquinas elétricas têm operação mais rápida do que as equivalentes a diesel, o que traz vantagens para a operação.
Ainda de acordo com a montadora, além de maior agilidade, os novos equipamentos combinam versatilidade, silêncio e eficiência energética de maneira excepcional, tudo isso livre de emissões durante a operação.
“Dentro da jornada de descarbonização, a meta é que 35% de nossas vendas globais sejam de máquinas elétricas até o fim desta década, como parte da iniciativa ‘Science Based Target’ (dados baseados em ciência)”, aponta Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.
A carregadeira de rodas compacta L25 Electric possui peso operacional de cinco toneladas e uma capacidade de carga de 1,7 tonelada. Com uma operação silenciosa, graças ao sistema de tração totalmente elétrico, a máquina melhora o ambiente de trabalho para o operador e se torna o equipamento ideal para áreas sensíveis ao ruído, permitindo trabalhos em horários não convencionais ou em ambientes internos.
A bateria de lítio-íon de 48V e 40kWh de capacidade oferece até oito horas de operação, dependendo do uso. Com opções flexíveis de carregamento é possível recarregar a bateria em 100% em até duas horas. A Volvo afirma que as baterias são protegidas contra vandalismo e projetadas para suportar até 2.500 ciclos completos de carga.
Já a escavadeira ECR25 tem peso operacional de 2,7 toneladas, se destaca pelo funcionamento silencioso, ideal para trabalhos em áreas urbanas ou sensíveis a ruídos. O equipamento também se destaca pelo design compacto, de raio de giro zero, que o torna ideal para aplicações em espaços reduzidos, como escavação em porões e demolição.
Outro uso indicado é no campo. Segundo a Volvo, a ECR25 Electric é altamente dirigida para trabalhos no agronegócio, como em granjas, currais e todo o tipo de trato com animais. Como oferecem baixo nível de ruído, não interferem no bem-estar da criação, mantendo-a sem estresse.