Avaliação eletrificada

Volvo Trucks inicia testes de caminhão pesado elétrico no Brasil

Os veículos são voltados para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte de curtas e médias distâncias

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Caminhão Volvo FM Eletric.
Volvo Trucks inicia testes de caminhões pesados elétricos no Brasil (foto: Volvo).

A Volvo Trucks, em andamento a um estudo feito em conjunto entre instituições governamentais, entidades acadêmicas e empresas da iniciativa privada, recebe, em uma cerimônia realizada em Brasília (DF), autorização do Ministério dos Transportes para iniciar as operações de caminhões pesados elétricos da marca no Brasil.

Os veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias. A intenção da marca é verificar como os caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento. 

“Este é mais um passo para o avanço da oferta de veículos elétricos pesados no Brasil, dentro de nosso compromisso para contribuir com a descarbonização dos transportes comerciais”, aponta Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

A Volvo afirma que os resultados preliminares do estudo sobre peso por eixo de caminhões elétricos pesados confirmam os benefícios de rodar com veículos de zero emissões de CO², dentro dos padrões de segurança e de pavimento das estradas brasileiras. 

O estudo, inédito no país, é liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), em parceria com a Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UNB) e o Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAPAV/UFRGS).

O objetivo final é definir uma regulamentação de peso por eixo que permita o trânsito de caminhões e caminhões-tratores elétricos pesados de forma segura e eficiente. A análise inicial de dados também já aponta outros benefícios dos caminhões pesados elétricos, como alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração e conforto para o motorista.

A Volvo tem como meta reduzir em 50% as emissões de CO² de seus caminhões até o fim desta década e chegar a zero emissões em 2040. Para isso, oferta caminhões elétricos na Europa desde 2019 e gradualmente está expandindo as entregas de veículos com essa tecnologia para diversos países, chegando agora ao Brasil.

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