Mesmo em alta, veículos elétricos não são 10% das vendas mundiais
Segundo levantamento da Jato Dynamics, os EVs tiveram um aumento de 66% em 2022 comparado com 2021
Os veículos elétricos, também chamados de EVs, seguem em pleno crescimento em todo mundo, com as mais variadas marcas apresentando um número cada vez maior de modelos. Com isso, segundo levantamento feito pela Jato Dynamics, empresa inglesa de consultoria automotiva, houve um aumento de 66% nas vendas globais em 2022.
No último ano, de acordo com o estudo da Jato, foram comercializados 7,37 milhões de veículos 100% elétricos em todo o mundo, contra 4,47 milhões de 2021. O aumento de 2,9 milhões de unidades foi superior ao visto na comparação 2020 para 2021, quando ocorreu um crescimento de 2,4 milhões.
Dessa forma, no ano passado, a participação no mercado global de EVs saltou de 5,5% em 2021 para 9,3%. Ou seja, mesmo com amplo crescimento, o segmento ainda não representa 10% do total. Regionalmente, apenas China e Europa garantiram uma participação de dois dígitos, com 15,6% e 12,2% respectivamente.
“O boom dos EVs parece destinado a perdurar. Os governos do mundo desenvolvido continuaram a oferecer incentivos generosos, incentivando os consumidores a abandonar os veículos à combustão, enquanto os preços médios diminuíram graças à introdução de modelos mais acessíveis pelas montadoras”, afirma Felipe Munoz, analista global da Jato.
A nível mundial, a Noruega se mantém como mercado a ter a maior adoção de EVs. No ano passado, 71% dos veículos leves comercializados no país foram elétricos, porém, foi Hong Kong que registrou o maior aumento de participação de mercado de 24,4% em 2021 para 53,1% no ano passado.
“O programa de sucata para os veículos com pelo menos seis anos de idade e a isenção de impostos para novos veículos elétricos até determinado preço estão levando muitos consumidores a mudar da gasolina para a eletricidade”, aponta Bo Yu, gerente de área da Jato Dynamics China.
A China lidera como o maior mercado mundial em termos de volume, respondendo por 53% das vendas globais, uma margem significativamente maior do que a participação do país nos números totais de veículos leves, que é de 32%.
O sucesso da China é resultado de tempos de espera mais curtos para os EVs em comparação com os modelos a combustão e uma oferta crescente para os consumidores, com 15 novas marcas lançadas em 2022.
Mesmo com um crescimento geral de 43% nas vendas, a Tesla, maior montadora de veículos puramente elétricos, perdeu participação de mercado para as marcas chinesas. Em 2022, a americana fechou o ano com 17,6% de participação entre os EVs.