Venda na alta

Levantamento de startup aponta os carros usados mais valorizados

Pela pesquisa, alguns modelos tiveram uma valorização 25% acima do estipulado pela tabela Fipe

acessibilidade:
Chevrolet S10 Advantage 2009.
Levantamento de startup aponta os carros usados mais valorizados. Foto: Chevrolet.

Um levantamento feito pela InstaCarro, startup que auxilia a venda de veículos usados ou seminovos, aponta que alguns modelos de automóveis foram comercializados, em junho deste ano, com uma valorização acima de 25% em relação ao preço estipulado pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a FIPE, que costuma ser o parâmetro de pessoas físicas para a venda de seus veículos.

Além da alta nos valores, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nos primeiros seis meses do ano, o Brasil vendeu 63% a mais de veículos usados, quando comparado com o mesmo período de 2020. Com o avanço da vacinação no país, o setor tem retomado patamares pré-covid e crescido.

“O setor de venda de automóveis usados e seminovos está aquecido. Um bom indicador é a comparação com o mês de maio deste ano, que as valorizações não ultrapassaram a casa dos 15%, enquanto no mês de junho, chegou a 28%. É um ótimo momento para quem deseja vender o carro. O mercado tem oferecido ótimos valores”, aponta Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro.

 

Segundo a startup, o levantamento realizado por ela é apenas um indicador de veículos que conseguiram obter cotações com preços superiores ao da Tabela FIPE, durante o mês de junho de 2021.

Contudo, há inúmeras variáveis que contribuem na precificação de um automóvel, como estado de conservação, quilometragem, documentação, etc.

No período, o maior destaque foi a Chevrolet S10 ano 2009. A picape foi negociada por um 28% acima da tabela Fipe. Em segundo lugar, o seminovo Tracker, também da GM, foi adquirido por um valor 18% acima do indicador. E o terceiro lugar ficou com o Peugeot 106 2001, com 17%. 

Complementam o ranking: Renault Duster Oroch 2016 (11%), Fiat 500 2013 (10%), Volkswagen T-Cross 2020 (8%), Mitsubish ASX 2015 (8%), Hyundai Creta 2019 (7%), Fiat Argo 2021 (7%) e Toyota Etios 2020 (5%).

Reportar Erro