KTM apresenta duas novidades no Brasil, a 300 EXC Six Days e a 450 SX-F
A nova geração das enduros, voltadas para o universo das competições off-road, chega ao país com 95% de novos componentes

A KTM apresenta as enduros 450 SX-F e a 300 EXC Six Days. Segundo a marca, na versão 2024, o nome KTM EXC continua definindo o padrão de desempenho, desenvolvimento e inovação, com 95% de novos componentes. Já disponíveis, elas partem de R$ 74.990 e de R$ 89.990, respectivamente.
Na frente, a linha EXC apresenta um novo garfo WP XACT de cartucho duplo fechado de 48mm, que incorpora um pistão de válvula intermediária, que otimiza o fluxo de óleo dentro do cartucho. Ela utiliza um sistema de amortecimento progressivo PDS.

KTM 450 SX-F.
Ambas as suspensões permanecem totalmente ajustáveis para compressão e retorno por meio de clikers manuais, sem a necessidade de ferramenta e de fácil ajuste de pré-carga na parte traseira. O subframe é todo novo e leve, e combina poliamida e alumínio reforçado, projetado para entregar o mais alto nível de pilotagem.
Todos os componentes eletrônicos estão integrados ao subframe para facilitar o acesso e melhorar a proteção. O para-lama dianteiro incorpora abas repelentes para evitar que o excesso de sujeira e lama sejam lançadas no piloto ou entrem nos radiadores.

Cerca de 95% dos componentes das motocicletas foram atualizados.
O controle da eletrônica é fornecido por uma OCU independente localizada abaixo do assento, o que elimina o uso de fusíveis e relés eletrônicos. Em caso de falha de algum componente elétrico, as conexões são desativadas de maneira individual e indica o estado de erro para cada unidade por meio de uma luz LED vermelha ou verde.
A EXC utiliza um motor dois tempos com uma nova tecnologia de injeção eletrônica no corpo de borboleta. Chamado de TBI, este sistema fornece níveis ultrassuaves de entrega de energia no carburador, o que elimina a necessidade de ajuste da carburação para diferentes altitudes e temperaturas.

KTM 300 EXC Six Days.
Um dos benefícios da nova injeção eletrônica de combustível e da Unidade de Controle do Motor (ECU) é a implantação da válvula eletrônica de escape, que permite dois mapas de potência diferentes, selecionáveis através de um botão seletor de mapas.
O centro de gravidade foi aprimorado ao inclinar o motor 2º para trás e reposicionar o pinhão 3mm mais baixo. Junto com as vantagens de centralização de massa e redução de peso, o comportamento anti-squat do chassi foi atualizado e propicia a melhora na tração em inclinações extremas e na saída de curvas.
A 450 SX-F integra-se ao line up nacionalizado com mais de 63 cavalos de potência e apenas 102kg. Ela ainda conta com suspensão ajustável WP e freios Brembo.