Kawasaki apresenta a esportiva de média cilindrada Ninja ZX-4R SE
Além da novidade carenada, a japonesa lança a linha 2024 das Ninjas 650 e Z650, que recebem melhorias tecnológicas
A Kawasaki apresenta a Ninja ZX-4R SE e a linha 2024 das Ninjas 650 e Z650. Principal lançamento da japonesa no Brasil no ano, a nova esportiva está prevista para chegar às lojas da marca no último trimestre do ano por R$ 55.990
Lançada mundialmente no início do ano, a esportiva de 399cm³ ganhou destaque mundial por se tornar o único modelo atual da categoria a ser equipado com um motor quatro cilindros em linha. O propulsor é capaz de gerar 80 cavalos a 15.000rpm que, segundo a marca, garante uma performance e ronco diferenciados.
Ela chega ao país equipada com um kit de tecnologias que incluem quatro modos de pilotagem (Sport, Road, Rain e Rider), modo de potência, controle de tração, Quickshifter para troca de marchas sem acionar a embreagem, que é assistida e deslizante, e ABS.
Para oferecer controle e segurança total, a esportiva vem equipada com discos duplos de 290mm na dianteira, com pinças em monobloco e montagem radial, e disco simples de 220mm na traseira. O moderno sistema de freios conta também com uma nova unidade de controle ABS da Nissin, que entrega uma frenagem ainda mais precisa.
Completa o conjunto mecânico, câmbio de seis marchas, rodas de cinco raios, pneus Pirelli Diablo Rosso III, a tradicional entrada de ar Ram Air, marca registrada dos modelos Ninja ZX, sistema de suspensão equipada com componentes internos SFF-BP, garfo invertido de 37mm com ajuste de pré-carga da mola na dianteira e Horizontal Back-link na traseira.
Assim como as irmãs de maior cilindrada, a ZX-4R SE traz uma posição de pilotagem mais esportiva, característica que a diferencia da Ninja 400. Ela conta com tanque de combustível estreito e assento com estofamento rígido.
Entre as principais características, conjunto óptico full LED, tomada USB, conectividade via Bluetooth, que permite acesso ao aplicativo Rideology The App, que fornece inúmeras informações da moto e painel de instrumentos completo com tela TFT de 4,3 polegadas.
Para a linha 2024, as Ninjas 650 e Z650 já estão disponíveis nas concessionárias da marca por R$ 47.530 e 49.530 respectivamente. A grande novidade para as esportivas é a adoção do sistema de controle de tração Kawasaki (KTRC), além disso, o sistema ABS passou por aprimoramentos.
Tecnologia desenvolvida nas pistas e utilizada, até então, apenas nos modelos top de linha, o KTRC disponibiliza dois modos que permitem aos pilotos ajustarem as configurações de tração ideais para cada tipo de pilotagem, o que inclui, entre outros, melhor desempenho em pista molhada ou de pouca aderência.
Elas utilizam o mesmo conjunto mecânico, como motor de dois cilindros de 649 cilindradas que gera 68 cavalos e 6,5kgfm de torque a 6.700rpm, aliado a suspensão com garfo telescópico de 41mm e Back-link horizontal com pré-carga ajustável na traseira. Os freios a disco são de 300mm do tipo margarida na frente e 220mm na traseira.