Honda retorna com o consagrado nome Sahara, agora na XRE 300
Após confirmar que a trail de entrada da marca receberia o famoso nome, a japonesa apresenta oficialmente a nova motocicleta
A Honda apresenta a novíssima Sahara, agora baseada na XRE 300. A trail de entrada da japonesa ganha o consagrado nome entre as aventureiras da marca no Brasil. Disponível em três versões na linha 2024 (Standard, Rally e Adventure) a motocicleta de 300 cilindradas parte de R$ 27.090.
Segundo a marca, a escolha do nome Sahara para batizar o novo modelo teve como objetivo o resgate de valores de moto multiuso, capaz de atender às diferentes demandas de usuários, que tanto podem querer cruzar o Brasil, como apenas cumprir trajetos urbanos corriqueiros.
A Sahara 300 inova com linhas inspiradas nas aventureiras da Honda. A roda dianteira tem 21 polegadas e suspensões de longo curso. A Adventure se diferencia das demais pelo para-brisa de maior dimensão, estrutura perimetral tubular de aço que protege laterais e frontal da carenagem e também pelo protetor de cárter. Na Standard e na Rally (com grafismo que remete às motos campeãs do Team Honda Racing), eles são opcionais.
O visual é marcado pelas linhas angulosas da carenagem, cuja função é aerodinâmica, de proteção ao piloto e a componentes vitais como tanque de combustível e painel. O conjunto formado pelo reservatório de combustível, banco e laterais forma uma superfície fluida.
A nova motocicleta utiliza um motor monocilíndrico arrefecido a ar, de 293,5cm³ que gera 24,8 cavalos a 7.500rpm e 2,7kgfm de torque a 5.750rpm. A transmissão conta com uma novidade esperada, a sexta marcha. Ela está acompanhada de um novo sistema de assistência da embreagem, que é do tipo assistida e deslizante.
O chassi da nova Sahara 300 é similar ao que equipa a CRF 250F, motocicleta especificamente projetada para a prática do off-road. A arquitetura tipo berço semiduplo, padrão nas CRF, é garantia de resistência a solicitações extremas, e sua realização em tubos de aço de elevada especificação estabelece um novo padrão.
A suspensão dianteira telescópica, com tubos de 41mm, permite 245mm de curso à roda, que tem aro de alumínio de 21 polegadas e é calçada com pneu medida 90/90. Na traseira, o destaque vai para a nova balança de suspensão de alumínio, também derivada da CRF 250F. O curso é de 225mm e o conjunto mola-amortecedor permite regulagem na carga da mola em sete níveis. O pneu traseiro tem medida 120/80 com roda de 18 polegadas.
Um fator importante da Sahara em relação a XRE anterior é a redução de peso a seco. As versões Standard e Rally pesam 147kg, enquanto a Adventure tem 149 kg. Os freios são ABS de dois canais nas duas rodas, com disco dianteiro de 256mm e cáliper de pistão duplo e traseiro de 220mm e cáliper de pistão simples.