GWM anuncia que produzirá outros dois modelos no Brasil, além do H6
A marca também começa a habilitação de fornecedores de peças para a fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo
A GWM anuncia que, além do já confirmado Haval H6, produzirá outros dois modelos no Brasil, na planta de Iracemápolis, no interior de São Paulo. Ambos não foram confirmados quais serão, apenas que se trata de um outro SUV (provavelmente o Tank 300) e uma picape, com grande chance de ser a Poer, que inclusive, seria a que inauguraria a fábrica.
Além disso, a marca afirma que deu mais um passo importante para o começo da produção no Brasil, ao iniciar o processo de habilitação de fornecedores para a nacionalização de peças para a fábrica de Iracemápolis. O anúncio foi realizado durante uma apresentação no Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).
A montadora também anunciou a nomeação de Marcio Alfonso como o novo diretor de produção, cargo que acumulará com a responsabilidade pelas áreas de engenharia e PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).
Segundo a marca, com vasta experiência na indústria automotiva, Marcio assume a posição com o compromisso de assegurar a excelência operacional, o início da produção e a entrega de veículos que atendam aos mais elevados padrões de qualidade.
“Hoje, estamos dando mais um passo importante para fortalecer nossa operação no Brasil. A apresentação no Sindipeças foi uma oportunidade única de envolver nossos futuros fornecedores e parceiros, alinhando expectativas e reforçando o compromisso da GWM com o desenvolvimento local. Estamos muito felizes com o crescimento da GWM no Brasil e com o fortalecimento de nossa fábrica em Iracemápolis. Os novos modelos que estamos trazendo para a linha de produção no Brasil são a prova do nosso compromisso com a inovação, qualidade e eficiência.”
O chamado “Programa de Localização” terá diversas fases, como contratos de confidencialidade, workshop para identificação de peças para localização, capabilidade técnica e a fase comercial, na qual será firmado o contrato e a nomeação do fornecedor.
Como parte do compromisso com a nacionalização, a GWM desenvolveu uma lista de mais de 100 componentes para serem produzidos localmente. O objetivo é alcançar um índice de nacionalização superior a 60%, o que permitirá à montadora exportar seus veículos para outros mercados da América Latina.
A produção na fábrica de Iracemápolis está programada para o primeiro semestre de 2025 com o Haval H6, inicialmente em regime de pré-produção, para testar e ajustar os novos equipamentos da linha de montagem e verificar os processos de manufatura e de controle de qualidade.
Já no início do segundo semestre, começa a produção em série. Com a modernização e ampliação da capacidade instalada, a fábrica da GWM poderá atingir 50 mil unidades dentro de três anos. A previsão da marca para 2025 é de cerca de 10 mil veículos e mais de 40 mil em 2026 com dois turnos em operação e três produtos em linha.
Outro importante passo é que a GWM deu início às contratações para a fábrica com a seleção dos primeiros líderes, que serão fundamentais para a criação dos processos produtivos, ampliação da linha de montagem e treinamento dos primeiros colaboradores.
Até o final deste ano, a marca planeja contratar 100 funcionários, com uma meta de 700 novos empregos até o começo da produção, no primeiro semestre de 2025. O início da produção faz parte da primeira fase do projeto de investimentos da GWM no mercado brasileiro, que totaliza R$ 10 bilhões até 2032. De início, o aporte será de R$ 4 bilhões.