Foco no off-road

Ford apresenta versão ainda mais aventureira da Ranger, a FX4

A configuração chega no fim do mês e assume lugar acima da Storm, lado a lado da XLT, mas abaixo da topo Limited

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Ford Ranger FX4.
Ford apresenta versão ainda mais aventureira da Ranger, a FX4. Fotos: Ford.

Em 2020, a Ford apresentou no mercado brasileiro a Ranger Storm, versão aventureira da picape média. Seguindo uma tendência criada pela Nissan Frontier Attack e, atualmente, também seguida pela Chevrolet S10 Z71, a novidade era baseada nas configurações intermediárias da caminhonete americana. 

Agora, atendendo à pedidos dos clientes, a marca resolve inovar e apresenta uma nova versão aventureira, a FX4, acima da Storm e, consequentemente, muito mais equipada. A novidade chega baseada na XLT, inclusive custando o mesmo valor, salgados R$ 288.990.

Segundo a marca, a FX4 dá sequência à estratégia de ampliação e diversificação da Ranger, com opções desenvolvidas para atender diferentes perfis de clientes. Com isso, a novidade off-road se junta as versões XL, XLS, Black, Storm, XLT, e Limited

O nome FX4 começou a ser usado pela Ford no começo dos anos 2000 para identificar o pacote off-road de suas picapes e é formado pela junção de “Ford” e “4×4”. Com o tempo, ele passou a identificar também versões com atributos especiais de desempenho e estilo.

Ford Ranger FX4.

A FX4 segue a Storm e tem desenho exclusivo para a grade.

Por ser baseada na XLT, a FX4 conta com o poderoso motor 3.2 turbodiesel de 200 cavalos e 47,9kgfm de torque, aliado a transmissão automática de seis velocidades, tração 4×4 com diferencial traseiro blocante, sistema de suspensão aprimorado e direção elétrica (uma das poucas da categoria). 

Além disso, para toda a linha 2023 (que chega às lojas da marca junto com a FX4 no fim do mês), a Ford adotou um novo sistema de redução de poluentes para a picape, que reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio, ultrapassando em mais de 70% as exigências legais do Proconve 7, além de duplicar o intervalo entre as regenerações do filtro de partículas. 

Ford Ranger FX4.

A configuração conta com duas opções de jogo de pneus e rodas.

Ele protege o meio ambiente sem perda de potência e torque do motor, com uso do reagente líquido Arla 32. Abastecido em um tanque com capacidade de 20 litros, permite rodar de 10 mil a 14 mil quilômetros em condições normais.

Assim como a Storm, a FX4 se diferencia pelo visual mais aventureiro. Além de detalhes exclusivos da versão, como a grade dianteira, ela conta com partes destacadas em preto fosco e brilhante por toda a carroceria. Os faróis full LED contam com máscara negra. 

Ford Ranger FX4.

A cabine segue o padrão visto na XLT com pequenas alterações visuais.

Na traseira e nas laterais, a inscrição FX4 em vermelho se destaca bem, assim como o nome Ranger em letras grandes totalmente em preto na tampa da caçamba. As lanternas seguem os faróis e também contam com máscara escurecida e o para-choque traseiro é em preto brilhante.

Outros itens exclusivos da FX4 são o santoantônio tubular, muito parecido com o da Storm, ele conta com pontos de ancoragem para amarração de equipamentos. A versão ainda vem com alargadores de paralama em preto fosco, uma faixa cinza na região inferior das portas, estribo tipo plataforma e rodas de 18 polegadas com pneus Scorpion AT 265/60, que podem ser trocados por compostos AT plus 265/65 por R$ 2 mil. 

Ford Ranger FX4.

O snorkel é acessório e precisa ser adquirido separadamente.

Como acessórios, a Ranger FX4 oferece um snorkel desenhado especialmente para ela, que aumenta a margem de segurança na travessia de lâminas d’água – que é a mesma sem a peça, de 800mm. Há também caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e chave.

Por dentro, a picape conta com bancos de couro com costuras vermelhas e o emblema FX4 em relevo nos encostos. O mesmo acabamento é visto na alavanca do câmbio e no descansa-braço central. A cabine ainda tem acabamento em preto brilhante no painel em frente ao passageiro, no volante e nas molduras das maçanetas internas.

Ford Ranger FX4.

O acabamento da FX4 conta com detalhes em vermelho.

A lista de equipamentos conta com sete airbags, controles de tração, estabilidade, anticapotamento e adaptativo de carga, auxiliares de partida e descida em rampa, câmera de ré e sensores de estacionamento e de chuva.

Ela ainda vem com ar-condicionado digital dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, duas telas de LCD no painel de instrumentos, central multimídia SYNC 3 com display de oito polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, assistente de fechamento da tampa da caçamba e sistema de conectividade FordPass Connect. 

Ford Ranger FX4.

Ford Ranger FX4.

O sistema permite, entre outros, comandos e informações remotas do veículo pelo celular. Com ele é possível dar partida e climatizar a cabine, conferir a autonomia, o odômetro e pressão dos pneus, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento e localizar a picape, além de agendar serviços nas concessionárias da marca e acessar o manual do proprietário.

Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford Ranger FX4.
Ford apresenta versão ainda mais aventureira da Ranger, a FX4. Fotos: Ford.
Ford Ranger FX4.
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