Adeus de um ícone

Fim de uma era: após 37 anos, Fiat Uno se despede do Brasil

Para marcar o adeus, a montadora apresenta a série especial e limitada Ciao

acessibilidade:
Fiat Uno Ciao.
Fim de uma era, após 37 anos, Fiat Uno se despede do mercado brasileiro. Fotos: Fiat.

Há 37 anos, a Fiat apresentava um veículo que viria a fazer história, o Uno. Pensando para substituir o pequeno 147, o hatch logo caiu no gosto do brasileiro pelo conjunto robustez e baixo custo.

Tanto que, de 1984 para cá, foram mais de 4,3 milhões de unidades produzidas em duas gerações de sucesso do Uno que, agora, chega ao fim.

Para marcar a aposentadoria do ícone, a Fiat apresenta a última série especial do hatch, a Ciao.

Com apenas 250 unidades, ela representa o fim de uma era na montadora e para o Polo Automotivo de Betim (MG), onde todas as 4.379.356 unidades foram produzidas. 

Fiat Uno Ciao.

Em 37 anos, foram mais de 4,3 milhões de unidades produzidas.

Em italiano, Ciao é uma saudação com dois sentidos distintos. Ela pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir. Até por isso, segundo a marca, ela entendeu que não havia melhor forma para batizar a série especial de despedida do Uno.

“Ao longo dos seus 37 anos de mercado, o Uno se tornou um ícone e marcou a vida de milhões de brasileiros. Por tudo que ele representa para a marca e para a história da indústria automotiva, a sua despedida teria que ser à altura, mas em clima de celebração”, afirma Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.

Fiat Uno Ciao.

A série especial marca o fim de uma era na montadora italiana.

A série especial é numerada com um emblema que identifica a unidade. A configuração é exclusiva, para honrar fãs e colecionadores. Todas são pintadas exclusivamente de Cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto. 

As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “La Storia Di Una Leggenda” (“a história de uma lenda” em italiano). O visual marcante é complementado por exclusivas rodas de liga leve escuras de 14 polegadas e o logo Uno nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.

Fiat Uno Ciao.

Serão apenas 250 unidades do Uno Ciao.

“O Uno foi o veículo mais vendido da Fiat na América do Sul, além de ter sido pioneiro em muitos quesitos durante toda a sua trajetória. É justamente essa vocação de inovação e modernidade que vamos manter viva na gama atual e futura da Fiat, sem dúvidas, iremos honrar o legado deste ícone. Por isso não damos ‘Adeus’, mas sim ‘Ciao'”.

Por dentro, o Uno Ciao adota um padrão mais escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nela fica a plaqueta numerada, de 001 a 250, aferindo ainda mais exclusividade. Destaque também para os bancos com acabamento único e apoio de braço para o banco do motorista. O Uno Ciao é um presente para todos que, de alguma maneira, tiveram o Uno participando de sua vida.

Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fim de uma era, após 37 anos, Fiat Uno se despede do mercado brasileiro. Fotos: Fiat.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.
Fiat Uno Ciao.

Reportar Erro