Fiat Strada leva o ‘Selo Maior Valor de Revenda – Autos’ 2022
Organizado pela Agência Autoinforme, o prêmio analisa a variação de preços dos veículos vendidos no Brasil após um ano
Dentre diversos fatores que surgiram com a crise do setor automotivo gerada pela pandemia de Covid-19, um deles chama a atenção, a valorização dos veículos mesmo após um ano de uso. Pelo segundo ano consecutivo, o “Selo Maior Valor de Revenda – Autos” da Agência Autoinforme apontou para uma acréscimo de valor nos automóveis no Brasil.
Como de costume, a Agência subdivide os segmentos em um formato bem diferente do usual. Entre categorias estreantes e algumas que disseram adeus, para este ano foram 18, além do campeão geral. O grande título ficou com a Fiat Strada e seus 9,8% de valorização.
A Chevrolet também comemora um bom desempenho, com vitória em quatro categorias. Contando a geral, a Fiat ganhou em três, seguida de Renault, Toyota e Volkswagen com duas cada. Audi, Caoa Chery, Hyundai, Jeep, Porsche e Volvo ganharam uma cada.
Com exceção de um modelo, todos os demais vencedores obtiveram índices positivos, diante ainda da realidade adversa do mercado interno brasileiro, por conta da falta de veículos 0km, provocada por desabastecimento de insumos (semicondutores, em especial) e, na outra ponta, a valorização de veículos seminovos, devido à elevada demanda.
“No ano passado, registramos que, dos 126 modelos pesquisados, 101 anotaram índices de valorização e apenas 25 obtiveram índices de depreciação. Este ano, com 119 modelos analisados, 78 obtiveram índices positivos e 41 negativos. À época, já afirmávamos que se tratava de um período muito atípico do mercado secundário de veículos seminovos. A indústria já está voltando à normalidade produtiva, portanto, a tendência é que os índices de depreciação também retornem”, explica Joel Leite, idealizador do Selo.
Além dos modelos vencedores desta 9ª edição do “Selo Maior Valor de Revenda – Autos”, a Autoinforme analisou veículos das marcas BMW, Citroën, Ford, Kia, Honda, JAC, Land Rover, Lexus, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Suzuki. Confira a lista dos ganhadores nas 18 categorias.